Tem como congelar banana com casca?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Pode congelar banana com casca? Sim. Não há problema em congelar a fruta com casca, porém é muito mais difícil descascar a banana congelada e elas duram menos do que as descascadas.

Não é uma regra, mas estas, quando expostas a temperaturas muito baixas, escurecem e podem perder parte das qualidades sensoriais. Na banana o efeito é muito visível: a casca fica escura”, afirma o professor Eduardo Purgatto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

As bananas congeladas ficam ótimas em vitaminas, milk-shakes, bolos e pães. Para preparar bebidas, corte as bananas em rodelinhas e congele-as em uma assadeira. Já para fazer uma massa, congele-as inteiras sem fazer nenhum esforço.

O calor e a umidade contribuem para o amadurecimento da banana. Caso você não tenha a exigência de comer a fruta apenas em temperatura ambiente, guardar na geladeira pode ser uma boa ideia para fazer ela durar mais. Quando estiver bem madura, também é possível congelar os pedacinhos para usar quando e como preferir.

Muitas vezes a cor da casca não interfere na qualidade da banana, ela pode estar preta por fora, mas por dentro estará apta para o consumo. Uma dica é guardar a fruta a uma temperatura acima de 13°C, pois abaixo de 10°C as bananas passam a apresentar aparência nada agradável.

Armazene em um lugar fresco
As suas frutas devem ser mantidas a cerca de 12°C para a cor amarelinha da casca durar mais tempo. O problema é que isso é mais quente que o interior das geladeiras, mas mais frio que a maioria dos balcões de cozinha.

Dentro da geladeira
Outra maneira de conservar as bananas maduras é apelando para a geladeira. De fato, esse não é o melhor lugar para conservar bananas, uma vez que o ar gelado “queima” a casca da fruta e a deixa com um aspecto não muito agradável.

Reutilizar as cascas de bananas: Chá de Compostagem
Se você não tem uma pilha de compostagem, você ainda pode usar cascas de banana para alimentar seu jardim. Basta colocar algumas cascas em um balde cheio de água e deixá-las de molho por alguns dias para fazer o “chá” de adubo.

Para congelar bananas inteiras você só precisa tirar a casca e colocar em uma assadeira forrada com papel manteiga. Então, leve ao freezer por pelo menos 30 minutos antes de transferir para um saco de congelamento. Dessa forma as bananas não formarão um enorme bloco de gelo e você poderá utiliza-las.

Para esse método lave, descasque e tirar os caroços das frutas, depois coloque-as em sacos plásticos, de preferência a vácuo para melhor conservação. Nesse processo, o congelamento pode ser mantido por 3 a 4 meses.

No sabor: A banana nanica é um pouco mais doce, sendo mais indicada para adoçar suas receitas ou vitaminas!

Basta colocar a maçã cortada ou as fatias num recipiente bem fechado e colocar pedrinhas de gelo junto com a fruta. Depois, tampe bem e coloque no congelador e reaproveite a fruta por até 5 dias. Antes de consumir, deixe a maçã descongelar.

Você pode até preparar pacotes de smoothie e congelá-los para pegar e misturar a opção smoothie. Para congelar frutas para vitaminas, lave e pique frutas frescas em pedaços pequenos.  Seque-os e, em seguida, coloque em uma camada uma assadeira forrada de papel manteiga.

Frutas congeladas não contêm aditivos
Como o congelamento preserva os alimentos, nenhum aditivo indesejado é necessário para manter as frutas em boas condições para consumo. Além disso, produtos “crus” (por exemplo, sem adição de sal ou açúcar) são a norma quando falamos sobre frutas congeladas.

Com este processo, a vida útil das bananas prolongar-se-à uns 4 ou 5 dias a mais do que duram agora. Outra forma simples de conservar as bananas mais tempo quando começam a ficar mair maduras, é retirar-lhes a pele, envolve-las em papel de alumínio e mete-las na geladeira.

Use papel de cera. Corte as fatias da banana em um tamanho uniforme e disponha-as em uma bandeja. Depois, corte um pedaço quadrado de papel de cera que tenha as mesmas dimensões que a bandeja e cubra as fatias, até a folha grudar nelas. Os pedaços da fruta vão ficar "presos" entre o papel e a bandeja — distantes do ar.