Tem como colocar duas cortinas no mesmo varão?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Para colocar duas cortinas no mesmo varão, você vai precisar de um suporte duplo de varão de cortina. O suporte duplo deve ser instalado normalmente, a única diferença é que ele acompanha dois lugares no suporte para acomodar dois bastões.

A cor do varão precisa fazer algum sentido no ambiente, combinando com a cortina em si ou com outros elementos. Mas para saber com qual dessas opções é melhor combiná-lo, é preciso ver: Se a cor da cortina é igual ao ilhós ou argola, e se a cor da cortina é igual à parede.

Já pra medir a altura ideal, use a trena na altura que instalou o varão ou trilho até a borda abaixo da janela. A cortina deve ser 15 a 20 centímetros mais comprida. Então se sua janela é de 2 X 2m, por exemplo, a medida mínima que a cortina deve ter é 2,20 X 2,20m pra ficar mais esticadinha.

Varão é o mesmo que homem adulto, indivíduo do sexo masculino ou ainda homem corajoso, viril e digno de respeito. Por extensão, ao usar o termo varão para se referir a alguém, automaticamente está atribuindo o significado de ser esta pessoa dotada de qualidades específicas, como a coragem, o esforço e a virilidade.

O cortineiro de gesso, diferente da sanca de gesso, é utilizado para esconder o varão ou o trilho da cortina. Com ele, apenas o tecido fica aparente no ambiente, como se a cortina estivesse saindo do teto.

Neste caso, a cortina deve ter a largura da parede e 5cm a menos de altura da parede, pois a distância do varão para o teto não deve ser inferior a 5cm, evitando que a cortina encoste no teto. Caso queira deixar a cortina com mais ondulações, mais volumosa, você pode optar por um varão um pouco menor.

A cortina na parede toda deve ser evitada quando possuir móveis abaixo da janela e, principalmente, quando abaixo da janela estiver a cama. A cortina na parede toda combina com a sala e o quarto, mas não deve ser utilizada na cozinha ou banheiros por conta das características próprias desses locais.

Regrinhas para instalar a cortina na sala de estar: A cortina deve estar pelo menos na metade do espaço entre o topo da janela e o teto. O ideal é ficar de 5 a 10 centímetros da moldura ou do teto. Ela deve ir até o chão caso não haja nenhum móvel embaixo.

Cores escuras são mais recomendadas para salas e quartos maiores. Além de passar uma sensação mais ampla, optar pelos tons clarinhos evita um pouco a perda de luz – e luz é energia, não é mesmo? Da mesma forma que uma parede escura passa a ideia de um ambiente menor, com as cortinas a sensação é parecida.

Parede e cortina: saiba como combinar as cores
Já o uso de tons vermelhos e alaranjados instiga mais energia e motivação. Se você tem uma parede branca, aposte em um tom neutro para a cortina. Se tem uma parede bege, cores como off white, branco e o próprio bege caem bem.

Recomenda-se que o varão passe a largura da janela em 20 cm, sendo 10 cm de cada lado. Ao comprar um varão, saiba o diâmetro de que você precisa. Temos varões de: 13 mm: recomendados para cozinha; 19 mm: mais indicados para quartos ; 28 mm e 32 mm: recomendados para sala, pois suportam mais peso.

O lado correto da cortina é a parte plastificada de PVC voltada para a janela, deixando a parte revestida de tecido decorativo para dentro. Alguns modelos possuem os dois lados em PVC. Nesse caso, a parte que deve ficar voltada para a janela é a que possui o acabamento mais rústico.

Geralmente, as cortinas para varão de 3 metros são vendidas em painéis individuais que possuem cerca de 2,80 metros de largura.

O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho do varão para, assim, ter uma peça com franzimento e gomos definidos. Por exemplo, se a largura do varão for de 1,5 metros, o correto é adquirir uma cortina com 3 metros.

Etimologia. Etimologicamente é um termo proveniente dos países do norte da Europa pois origina-se do germânico baro 'homem livre', que foi introduzido na România por mercenários nórdicos, e que ocorre no latim sob as variações báro e vá(r)ro com o sentido de 'homem', indivíduo do sexo masculino, por oposição a mulher.