Tem como cancelar um pagamento feito pelo Mercado Pago?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Siga os passos abaixo:

  1. Entre em sua conta do Mercado Pago e clique no seu usuário, no canto superior esquerdo;
  2. Selecione a opção “Ajuda”;
  3. Clique em “Pagamentos” > “Tenho um problema com um pagamento”;
  4. Selecione o pagamento que deseja abrir a reclamação;

Acesse Operações e busque o recebimento, você encontrará a ação 'Devolver dinheiro'. Em seguida, você poderá escolher se quer devolver o valor total ou apenas uma parte.

Na maioria das instituições financeiras, basta acessar o internet banking ou aplicativo bancário e cancelar o agendamento do pagamento do boleto, sem precisar entrar em contato com o atendimento.

Em caso de pagamento por boleto bancário, o lojista deve solicitar o estorno ao meio de pagamento utilizado para a emissão do documento. A devolução é feita por meio de uma transferência bancária, sendo necessário ter em mãos os dados de conta, agência e CPF do comprador para realizá-la.

O que acontece com o dinheiro da venda? O dinheiro ficará retido na sua conta Mercado Pago e será descontado quando a devolução estiver a caminho. Em alguns casos, dependendo do comportamento do comprador, o dinheiro será descontado três dias após o recebimento do produto de volta.

7 dias

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Para fazer o cancelamento é preciso fazer a solicitação ao estabelecimento comercial onde a compra foi efetuada e explicar os motivos. Se a compra tiver sido parcelada, serão estornados os valores referentes às parcelas.

Confira o processo para realizar esse pedido:

  1. Entrar no aplicativo do Mercado Pago;
  2. Clicar em “Ajuda”;
  3. Selecionar a opção “Fale Conosco”;
  4. Escrever em poucas palavras sua solicitação;
  5. Seguir os passos sugeridos no Chat.

O ideal é solicitar por escrito, para que haja um registro formal do pedido. Caso o fornecedor se recuse a resolver o problema, o consumidor pode buscar auxílio nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon.

Protegemos a informação no trajeto que vai do seu computador, smartphone ou tablet até o nosso servidor. Tornamos isso possível com a técnica de encriptação de dados (TLS) e, assim, cumprimos com os mais altos padrões de segurança online. Por isso, você pode ficar despreocupado, ninguém verá os seus dados financeiros.

Para cancelar sua compra, você deve entrar em contato com a loja para que eles possam te auxiliar. Seus dados de contato estão no e-mail de confirmação de compra.

É preciso que algumas regras sejam seguidas para que você possa fazer o cancelamento. De maneira geral, existem apenas três situações que garantem ao consumidor o direito de contestar um Pix: fraude, falha operacional e arrependimento de uma compra.

Se você pagou e caiu no golpe do boleto falso, o primeiro passo é tirar cópias do boleto e também do comprovante de pagamento (seja de caixa eletrônico, internet ou celular) e ir com os papéis e documentos registrar um boletim de ocorrência.

Mas, afinal, como saber se o boleto foi pago? A informação só vai ser atualizada a partir da confirmação do pagamento por meio da instituição bancária. E na maioria dos casos, é preciso esperar, no mínimo, 24 horas até que seja realizado o processamento do pagamento.

Recebeu a compra e notou que o produto está danificado? Nesse caso, antes de cancelar a compra no cartão de crédito, é possível solicitar o reparo ou troca do produto. Isso deve ocorrer dentro de 30 dias. Após esse período, o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento.

Neste caso, quando a loja ou estabelecimento negam o estorno ou quando a devolução não ocorre dentro dos termos, o consumidor pode e deve buscar seus direitos! Desse modo, o consumidor precisa buscar uma unidade mais próxima do PROCON, para abrir uma reclamação contra o estabelecimento.

Em alguns casos, o estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.