Tem como cancelar os padrinhos de batismo?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Não tem como mudar. Sugiro que, se a criança não foi consagrada a Nossa Senhora, que a consagre, e assim pode ter um padrinho ou madrinha de consagração, que podem de alguma forma, substituir os relapsos padrinhos de batismo. Seria mais ou menos o que acontece com os pais de criação que substituem os verdadeiros pais.

Sugiro você dizer algo como: -Eu me sinto honrada com seu pedido para ser sua madrinha, mas preciso declinar, dizer não posso. Eu sei que ser uma madrinha de alguém como você minha amiga querida, alguém tão especial (evidencie as verdadeiras qualidades)….

Se você está nessa situação, não tenha medo de recusar o convite, delicadamente. Não é pecado. Não se preocupe: a criança não deixará de ser batizada por isso. Certamente encontrarão outra pessoa para a função.

Se não tiver outro jeito e o convite precisa ser recusado, a consultora de etiqueta sugere que a desculpa seja razoável e venha acompanhada de um agradecimento. — O que eu acho muito importante é o cuidado para recusar. Se não quiser ir à cerimonia, em primeiro lugar tem que dizer que se sente muito honrado.

“Nesse caso específico, o mais importante a saber é que a criança está devidamente batizada independentemente da mudança dos padrinhos batismais. O que se orienta neste caso é: como não se pode batizar duas vezes e eleger novos padrinhos, torna-se ainda mais importante a presença dos pais.

O batismo para a remissão dos pecados, realizado por alguém que possua autoridade, é um princípio eterno, pois Deus o estabeleceu e ordenou, e o próprio Cristo não estava acima da necessidade de cumpri-lo; Ele teve que obedecer a esse princípio para cumprir a lei da retidão.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Como solicitar 2ª via certidão de batismo?

  1. Siga até a igreja, e vá na secretaria paroquial, espaço onde se assemelha a parte administrativa;
  2. Serão solicitadas informações de filiação, nome completo, data de nascimento ou outros dados no qual ajudem a encontrar seu batistério no livro de registro da igreja.

Você pode recusar o convite para ser padrinho ou madrinha de casamento, se não se sentir confortável com isso.. Existem muitos motivos para isso (fator financeiro, data incompatível ou até mesmo falta de afinidade com o casal de noivos).

Já os padrinhos de consagração terão como atitude a oração e intercessão, sem esquecer também da responsabilidade de estar junto com a criança. “Quanto mais gente ajudar na educação religiosa da criança, melhor”, completa o padre.

Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião. Pense só, se os padrinhos forem de outra religião ou não forem batizados, não podem cuidar e manter o afilhado dentro dos ensinamentos religiosos da fé católica. É apenas questão de lógica.

Um batismo inválido invalida quaisquer sacramentos subsequentes, especialmente confirmação, casamento e ordens sagradas”, explica o texto. O texto, publicado no site da Diocese, diz que o erro não foi intencional, mas que não pode ser relevado.

De acordo com o Código de Direito Canônico, admite-se “apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha” (Cânon 873). Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha.

Quanto a quem deve pagar a conta do restaurante, a regra é que quem convida, paga. No entanto, é possível combinar previamente a divisão dos valores com os membros da família, pedindo contribuições dos avós, padrinhos, etc.

Sim, é um direito que a Igreja lhes reserva, mas ela pode aceitá-los ou não e até mesmo poderá escolher outros para serem padrinhos. A Igreja ratifica este convite e confia-lhes oficialmente esta missão.

Explique brevemente o motivo do cancelamento.

  1. Não é necessário explicar todos os detalhes do cancelamento, mas seja sincero. Se você ficar enchendo linguiça, a pessoa pode achar que você está inventando.
  2. Nunca diga que “Algo mais importante apareceu” ou nada parecido.
  3. Não invente desculpas.

Cada criança pode ter um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha. Ser escolhido pelo batizando ou pelos pais ou por quem as vezes destes fizer.

Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha. Então, fica claro que não podem ser dois homens ou duas mulheres padrinhos de batismo de uma criança.

Este rito acontece quando a pessoa já tem idade para discernir as próprias escolhas, e é um complemento ao batismo. Mesmo assim, não é obrigatório para se casar.