Tem como cadastrar o chip no nome de outra pessoa?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Tecnicamente, ter um chip em nome de outra pessoa não é suficiente para expor os dados do telefone. Então, o marido dessa leitora não teria acesso às conversas e dados. O problema é que, como a linha pertence a outra pessoa, nada impede que essa pessoa procure a operadora e solicite um novo chip para essa linha.

Mas a Receita é enfática: mesmo que o CPF esteja sendo usado em fraudes, só dá para cancelar e trocar o número do documento com uma decisão judicial. Ou seja, se você quiser mesmo um número novo, vai precisar de um advogado.

A empresa possui um portal do consumidor para isso, um serviço simples e rápido de atendimento ao consumidor. Ainda é possível registrar a reclamação ligando para o telefone 1331 ou registrando de forma rápida pelo app “Anatel Consumidor”, disponível tanto para IOS quanto para Android.

Entre os mais populares, destacam-se o Truecaller e o Whoscall, disponíveis para iOS (iPhone), Android e com consulta Web (se não quiser baixar).

TIM Brasil

  1. Acesse o meutim.com.br.
  2. Faça login com seu número e senha.
  3. Clique em “Meus Dados” e em “Dados Cadastrais”
  4. Atualize, edite e salve!

Como alterar meus dados cadastrais?

  1. Faça login com seus dados de CPF/CNPJ, e-mail e senha;
  2. Clique nos menus > Meu plano > Meus dados > Dados Cadastrais;
  3. Pronto! Por lá, você pode solicitar a mudança de endereço ou alterar seus dados.

Acesse o portal Cadastro Pré (cadastropre.com.br) e clique em “Consulta”. Passo 2. Digite o CPF do titular da linha e informe o estado desejado. Depois, clique no verificador “Não sou um robô” (reCAPTCHA), marque a caixa “Aceito os termos e condições” e vá em “Consultar”.

Para transferência de titularidade, é necessário entrar em contato com o atendimento no número 10321.

Em outras palavras, se você quiser desvincular o seu nome do número de telefone antigo deverá, em primeiro lugar, entrar em contato com a operadora, por telefone e de forma escrita, e solicitar que os seus dados não estejam mais vinculados ao número em questão.

A lei proíbe e criminaliza o uso de dois CPF para a mesma pessoa. Quando há um caso identificado, o documento é cancelado automaticamente.

Como faço para atualizar o CPF? A solicitação de atualização cadastral do CPF pode ser feita presencialmente, em uma das unidades conveniadas da Receita Federal, ou pela internet, na área Meu CPF, no site do órgão. O serviço pode ser usado por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade.

A operadora informa que após 180 dias sem colocar créditos, o número do celular cancelado; ele será liberado para outro cliente após mais 90 dias, mas a partir daqui, não há como recuperá-lo.

Não há um limite acerca de quantos chips você pode ter cadastrados em seu CPF. Mas, como explicamos anteriormente, é interessante que você verifique junto às operadores e desative aqueles que já não usa mais ou não identifica como sendo seus.

Se você suspeita que outra pessoa está utilizando sua conta do WhatsApp, notifique seus familiares e amigos, pois essa pessoa pode tentar se passar por você em conversas individuais e em grupos. Lembre-se de que o WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e suas mensagens são armazenadas em seu aparelho.

Como encontrar pessoas pelo número do celular ou descobrir nome pelo telefone?

  1. 1 – Faça uma pesquisa nos sites de busca. ...
  2. 2 – Busque pelo número nas redes sociais. ...
  3. 3 – Pesquise o número em listas públicas e apps. ...
  4. 4 – Contrate o serviço da própria operadora.

Para fazer o processo pela internet, basta baixar o aplicativo “Pessoa Física” na lojinha do seu celular, adicionar o número de CPF e data de nascimento, e pronto: assim você já consegue visualizar a situação cadastral no seu nome.

Acesse o site Cadastro Pré via navegador, no celular ou no PC.

  1. Passo 2. Na tela inicial, clique na opção “Consulta”.
  2. Passo 3. Digite o número do seu CPF.
  3. Passo 4. Marque os campos “Não sou um robô” e “Aceito os termos e condições”.
  4. Passo 5. Clique em “Consultar”.

Você poderá trocar o número do seu chip sem sair de casa e ainda se der sorte, a atendente te deixar escolher o novo número. Este é mais um benefício personalizado que a operadora oferece aos seus clientes.

Segundo o próprio atendente de uma loja TIM existe um regulamento da Anatel que é de 2002, ele disse, que uma pessoa só pode ter 05 (cinco) números de linhas telefônicas cadastradas em seu CPF, mas no meu já existiam sete.