Tem como antecipar as parcelas do FIES?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

É permitida, a qualquer tempo, a amortização parcial ou liquidação antecipada do saldo devedor. O estudante poderá optar entre os dias 5, 10, 15, 20 ou 25 como data de vencimento de suas parcelas trimestrais de juros e prestações mensais.

Para fazer o pagamento à vista do FIES, o estudante deve solicitar o boleto de quitação através do site do FIES ou da Caixa Econômica Federal, e realizar o pagamento em uma agência bancária.

Onde quitar dívida do FIES com desconto? As renegociações podem ser feitas tanto na Caixa Econômica Federal quanto no Banco do Brasil. Caixa Econômica Federal: pode ser feita pelo aplicativo “FIES Caixa” ou pelo Sistema de Financiamento Estudantil.

É possível diminuir as parcelas do FIES? A boa notícia é que sim! Caso o valor das parcelas pese no seu orçamento, é possível fazer a renegociação junto ao banco, mas para isso é preciso ficar atento às regras e condições do programa.

O bônus de 20% deve ser usado na amortização do saldo devedor do financiamento estudantil. Caso o valor do crédito concedido seja superior ao valor do saldo devedor, o beneficiário pode receber o crédito em conta bancária no prazo de 180 dias após a eventual publicação da lei.

4) Antecipar a fase de amortização: Nessa opção de pagamento há a possibilidade do contratante parcelar o valor total do FIES. A peculiaridade dessa opção é que o prazo de pagamento é de 3 vezes do período que foi utilizado no financiamento mais um ano.

Antecipar a fase de amortização
Essa opção possibilita a você parcelar o valor total do seu contrato do Fies. A principal vantagem é o ganho de prazo para pagamento. Ao antecipar a fase de amortização, você tem o prazo de 3 vezes o período utilizado no financiamento com o acréscimo de 1 ano.

É possível renegociar o FIES? Sim. Para quem assinou o contrato até 2017 e está com dificuldade de manter o pagamento, é possível renegociar a dívida do FIES com a Caixa e o Banco do Brasil. A renegociação do FIES está prevista na lei e deve ser feita até 31/12/2022.

Aqueles com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias na data da publicação da medida (30 de dezembro de 2021) podem ter desconto de 12% no pagamento à vista, ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e das multas.

Vamos lá: O estudante deverá realizar a solicitação do encerramento antecipado diretamente no sisfiesportal.mec.gov.br e imprimir o Comprovante de Solicitação do Encerramento junto à CPSA de sua instituição de ensino.

Essa possibilidade só pode ser pedida por estudantes que tenham assinado contrato até 31/12/17. Além disso, o atraso no pagamento precisa ser de mais de 90 dias e o indivíduo deve ter pagado, pelo menos, uma parte da dívida. Os contratos assinados após o segundo semestre de 2017 não têm direito à renegociação.

Os estudantes beneficiados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contam com duas fases de condições para pagamento. Tudo começa com a contratação do financiamento e se estende até depois da conclusão do curso.

O FIES é o melhor financiamento estudantil, pois possui juros zero (apenas correção da inflação + taxas). No entanto, o P-FIES pode ter taxas maiores que outros créditos universitários particulares.

Como renegociar dívida com o FIES?

  1. Baixe o aplicativo do Banco do Brasil para Android ou iOS.
  2. Clique em “Soluções de dívidas”.
  3. Escolha a opção que tem a ver com financiamentos ou financiamento estudantil.
  4. Siga os passos para a renegociação.

O primeiro passo de como amortizar um financiamento imobiliário é entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo crédito, solicitando a operação. Após esse contato, serão fornecidas as opções de amortização, entre elas o uso dos recursos do FGTS. Contudo, o FGTS deve ser utilizado com o máximo cuidado.

Para fazer via mobile: Acesse o APP do BB, opção “Solução de dívidas” > “Renegociação FIES” > “Renegociar parcelas”, análise/simule as condições de parcelamento antes de fazer a opção, assine eletronicamente o termo e efetue o pagamento do boleto de entrada.

Após fazer a utilização do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante o curso de graduação em uma instituição particular e finalizar a faculdade, o estudante precisa realizar o pagamento do Fies.