Tem como adiantar o curso na faculdade?

Perguntado por: abernardes9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

A possibilidade existe, e isso por conta de diversos contextos, seja aproveitamento, encaixe de disciplinas etc., porém a Instituição deve estabelecer um limite para cada curso e cada caso específico. O ideal é que você converse com a coordenação do seu curso e com o atendimento da Instituição.

Cada faculdade pode fazer as suas próprias regras. Assim, procure se informar sobre a existência de um documento que consolide as normas da instituição de ensino, como um manual do aluno ou o regimento interno da faculdade e verifique se a possibilidade de adiantamento do curso já foi prevista.

A resposta é: sim! Você pode fazer dois cursos superiores na mesma época, mas é preciso considerar alguns fatores para ver se essa escolha é viável. Por exemplo, dependendo da carga horária ou do turno das aulas, pode não ser possível seguir com o plano.

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

Uma boa estratégia é "puxar" as disciplinas, digamos, não essenciais para sua formação (que estão no currículo para "encher linguiça"), e fazê-las no menor tempo possível e cursar as matérias "importantes" em semestres mais tranquilos para absorver melhor o conteúdo.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

Nesse sentido, alguns cursos que se destacam pela complexidade são Engenharia Aeroespacial, Medicina e Direito.

Para entender melhor imagine que você vai cursar 5 disciplinas em um semestre, cada uma com 4 créditos, totalizando 20. Se a sua faculdade possuir esse limite, só será possível reprovar 10 créditos, ou seja, 2 matérias.

Nesse caso, você deve recorrer a uma ação judicial para requerer a antecipação da colação de grau. Assim, deverá impetrar um Mandado de Segurança e requerer também o certificado de conclusão de curso, além do histórico escolar para apresentar na posse.

Pois, além disso, começar a graduação no segundo semestre do ano tem suas vantagens sim! Academicamente, não há mudanças em começar o curso no início ou meio do ano, porém é comum que você consiga melhores possibilidades financeiras nessa época, como bolsas, descontos ou vantagens econômicas.

Outra vantagem de começar a faculdade no segundo semestre é ter mais tempo para se organizar. Quem faz cursinho, por exemplo, pode se sobrecarregar ao terminar a preparação para o vestibular e logo em seguida emendar o início das aulas.

A principal distinção é que a faculdade tem enfoque em formações específicas de uma área, enquanto a universidade é mais abrangente e possui um portfólio mais diversificado. Focada em uma área determinada de conhecimento.

Um aluno pode ser aprovado no vestibular antes de concluir o Ensino Médio. Mas, ele precisa conseguir essa formação básica por meio de outra instituição. Afinal, para se matricular em uma faculdade, exige-se esse certificado. Entra, nesse caso, o famoso “supletivo”, o qual vai salvar esses estudantes.

Hoje, as melhores alternativas para quem busca uma formação de boa qualidade e rápida são os cursos superiores de grau tecnológico, graduações que duram entre 2 e 3 anos e que têm como foco a prática profissional e a formação para o mercado de trabalho.

Qual o melhor curso superior de 2 anos?

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Marketing Digital.
  • Estética e Cosmética.
  • Gastronomia.
  • Radiologia.
  • Ciência de Dados.
  • Tecnologia da Informação.

O curso de Medicina está em primeiro lugar no ranking, com nota de corte de 919,70. Inscrições para o SiSU 2023/1 começam no dia 16.

Medicina é a graduação mais longa entre todos os cursos superiores aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil. São necessários pelos menos seis anos de estudos para se tornar um médico.

Seguindo arquitetura, engenharia e física são os cursos que mais demandam tempo. Veja a lista a seguir e acesse o site da NSSE para ler a pesquisa completa.

Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.

10 cursos menos concorridos no Sisu 2022/2
História na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Nota de corte: 394,47. Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Nota de corte: 396,87. Pedagogia na Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Nota de corte: 400,20.