Tem como a polícia rastrear meu WhatsApp?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Resposta: Não! No Recurso em HC 5150031 relatoria do ministro Nefi cordeiro, julgado em: 19/04/2016. O STJ acertadamente entendeu que as conversas de WhatsApp são respeitadas e protegidas, pela cláusula de reserva de jurisdição.

Além disso, essas mensagens não podem ser recuperadas para efeitos de prova em processo penal, tendo em vista que a própria empresa disponibilizadora do serviço, em razão da tecnologia de encriptação ponta-a-ponta, não armazena em nenhum servidor o conteúdo das conversas dos usuários.

Com o código de IMEI em mãos, o proprietário que teve seu aparelho celular roubado ou furtado, perdido ou extraviado, possibilita que a Polícia Militar tenha mais agilidade para bloquear o aparelho celular e, com o uso de aplicativos, rastreá-lo, facilitando assim sua localização e impedindo o uso por pessoas indevidas ...

Projeto permite rastreamento de celulares roubados pelo código de identificação do aparelho. O Projeto de Lei 118/21 dá permissão à Polícia Civil para que faça o rastreamento de aparelhos celulares furtados ou roubados a partir do número do IMEI do equipamento.

Para saber se você é alvo de um inquérito policial ou de um procedimento investigatório criminal, é necessário pesquisar. No entanto, pela natureza sigilosa desses procedimentos, nem sempre é possível encontrar inquéritos e outros procedimentos através das buscas nos portais dos tribunais ou do Ministério Público.

Aplicativo móvel : Aplicativo Sinesp Cidadão está disponível para download na Play Store e na Apple Store. No aplicativo Sinesp Cidadão, selecionar "PROCURADOS". É possível consultar detalhes dos procurados clicando na imagem de cada procurado.

O policial militar tem claro que 'na polícia militar as comunicações mais comuns são verbal e escrita, porém a mais utilizada é a verbal.

A criptografia de ponta a ponta garante que apenas você e a pessoa com quem você está se comunicando possam ler o que é enviado, e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp”, informou a empresa. Para realizar a criptografia das conversas, o sistema de segurança do WhatsApp gera duas chaves, uma pública e uma privada.

Vá até a pasta “WhatsApp” e, em seguida, toque sobre “Databases” – este é o local em que as mensagens trocadas ficam armazenadas. Os arquivos hospedados na pasta “Databases” correspondem às suas conversas. Porém, para que a restauração possa ser feita, os registros terão de ser renomeados.

Todas as mensagens da plataforma ficam salvas nos próprios servidores do app. E é justamente por isso que a quebra de sigilo WhatsApp apresenta-se como uma prova irrefutável contra alguém que cometeu algum tipo de delito virtual.

Este é o procedimento no Android:

  1. Abra o WhatsApp e localize uma conversa ou grupo que deseja arquivar;
  2. Toque e segure o dedo sobre a conversa, até algumas opções surgirem na parte superior;
  3. Toque no ícone de “Arquivar” (uma caixinha com uma seta para baixo);

A guarda dos registros pode ser estendida por até 60 dias por pedido de autoridade policial ou pelo Ministério Público.

Não é possível rastrear celular pelo IMEI se ele estiver desligado. É preciso que ele esteja ligado e conectado a uma rede. No entanto, se você possuir o IMEI anotado, poderá ir até uma delegacia da Polícia Civil e fazer um Boletim de Ocorrência em caso de roubo.

O CADCEL é muito simples de ser usado, basta baixa-lo gratuitamente no Google Play e criar o seu cadastro no aplicativo, a partir daí você poderá incluir seu celular através do número do IMEI, que é a impressão digital do celular.