Tem como a pedra do rim sair pelas fezes?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quando ele está sozinho, acaba partindo para o sistema urinário, onde gruda no cálcio, formando a temida pedra. Agora, se o indivíduo capricha na ingestão de cálcio, essa junção do oxalato com o mineral ocorre já no intestino. E lá eles dão origem a um complexo solúvel que sai pelas fezes.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Isso significa que há grandes chances de expelir a pedra pela urina e que, com devido acompanhamento, é possível esperar em torno de 20 dias para sua eliminação.

Quando não tratado, os cálculos renais podem migrar para o ureter e causar diversas complicações, como dilatação das vias urinárias, infecções no trato urinário, infecção generalizada através do sangue e, em casos mais graves, até risco de óbito.

Em outros casos, é possível que as pedras tenham vindo dos rins, descendo pelo ureter até a bexiga e com o tempo, podem aumentar de tamanho, causando sintomas. Quando as pedras não são expelidas naturalmente, é necessário removê-las com tratamento médico para aliviar os sintomas.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Dessa forma, pedra no rim não dói, mas quando ela sai do rim e não consegue chegar até a bexiga, a dor é comparada a dores de parto.

Pedra nos rins afeta o intestino? Não, os intestinos não são diretamente afetados pelos cálculos renais. Porém, durante as crises, existe a possibilidade de o paciente apresentar diarreia reflexa em virtude da dor.

Geralmente, pedras entre 5mm e 10mm podem ser eliminadas com medicamentos apenas. Já se o tamanho da pedra no rim for entre 10mm e 15mm ou que se localizam no canal da uretra, não são eliminadas somente com medicamentos, sendo necessária a intervenção cirúrgica.

Como eliminar pedra nos rins com ajuda dos alimentos

  1. Evite alimentos excessivamente salgados. O sódio é altamente influente na formação de pedras nos rins. ...
  2. Beba sucos cítricos. ...
  3. Não consuma proteína animal exageradamente. ...
  4. Evite alimentos ricos em Oxalato.

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.

As recomendações mais antigas sugeriam aos formadores de cálculos renais beberem água mole, com baixo teor em cálcio. Mais recentemente, tem sido sugerida a ingestão de água com elevada concentração de cálcio (água dura) porque esta pode reduzir o risco de formação de cálculos renais.

Quando o cálculo não é expelido espontaneamente, podem ser necessários outros procedimentos, tais como: – bombardeamento das pedras por ondas de choque visando à fragmentação do cálculo, o que torna sua eliminação pela urina mais fácil (litotripsia);

Pedra na bexiga (cálculos vesical) é um problema caracterizado pela presença de pedras compostas por sais de cálcio que se acumulam na bexiga urinária. Conheça sintomas e tratamentos. Cálculos vesicais são pedras compostas por sais de cálcio que se acumulam na bexiga urinária ao longo do tempo.

Cloridrato de Tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.