Tem coisas ou tem coisas?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O problema é que o verbo ter merece uma atenção especial: tem (sem acento gráfico) é singular; têm (com acento circunflexo) é plural. Assim sendo, se o sujeito está no plural (=coisas estranhíssimas), o verbo deve concordar no plural: "Têm acontecido coisas estranhíssimas".

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural: eles têm; elas têm; vocês têm.

Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Observe os exemplos: Ela tem um senso de justiça notável. O menino pensa que seu cachorro tem superpoderes. A pessoa tem que saber quando não é bem-vinda.

Tem” é a conjugação do verbo “ter” para a terceira pessoa do singular. Já “têm” é a concordância com a terceira pessoa do plural.

Primeiramente, é preciso compreender que as duas formas existem na Língua Portuguesa e estão corretas, apenas estão conjugadas em diferentes pessoas. Isso significa que o verbo TEM está conjugado na 3ª pessoa do SINGULAR e TÊM está conjugado na 3ª pessoa do PLURAL.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm).

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento!

Plural dos dias da semana
O plural de quinta-feira é quintas-feiras. O plural de sexta-feira é sextas-feiras. As palavras sábado e domingo não costumam apresentar dificuldades na formação do plural, por serem substantivos simples.

A forma correta de escrita é tens de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem acentuação gráfica.

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.