Tem cobras marinhas no Brasil?

Perguntado por: areis . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Não é de se estranhar que as serpentes marinhas sejam pouco conhecidas por muitos brasileiros, afinal, elas não vivem no nosso país. Aliás, esses animais habitam regiões tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico bastante distantes do Brasil.

As serpentes marinhas, serpentes do mar ou cobras do mar (Hydrophiinae) são uma subfamília de serpentes venenosas que habitam ambientes marinhos. A maioria está amplamente adaptada a uma vida totalmente aquática e é incapaz de se mover na terra, exceto para o gênero Laticauda, que possui movimento limitado em terra.

As cobras-do-mar-pelágio habitam nas águas marítimas tropicais e subtropicais, e costumam se alimentar de animais aquáticos e crustáceos, ocorre a liberação de em média 90 e 100 mg de veneno a cada mordida, o suficiente para matar cerca de 100 humanos com uma única mordida.

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Cobra-coral verdadeira, a mais venenosa do Brasil, é encontrada em jarro de plantas em casa de Crateús, no Ceará

A Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, fica a 35 km do litoral de São Paulo, entre as cidades de Itanhaém e Peruíbe. O arquipélago é conhecido mundialmente por suas lendas e pela grande quantidade de serpentes que lá habitam.

Moradores e turistas encontraram uma sucuri de quase cinco metros na praia da Tiririca, em Itacaré (BA), neste sábado (10). O animal estava em meio às plantas aquáticas - conhecidas como baronesas - no começo da faixa de areia. A cobra foi resgatada por funcionários da Prefeitura, após serem acionados por moradores.

O número de animais silvestres resgatados em áreas urbanas do Rio saltou em mais de mil casos, de 2.419 em 2020 para 3.534 em 2021. De 1º de janeiro a 28 de março deste ano, foram 1.203 resgates só no Rio de Janeiro - entre capivaras, cobras, jacarés, gambás, macacos, lagartos, morcegos e porcos-espinho.

Habitat. A presença da cobra D'água está associada a uma grande variedade de habitats aquáticos, tais como lagos, albufeiras, pântanos e charcos. E embora ela seja encontrada preferencialmente na água, há períodos nos quais ela prefere locais secos, como durante a sua hibernação.

Como espantar cobras com água com pressão: no caso de encontrarmos diretamente com uma cobra, podemos afugentá-la pulverizando água com certa pressão por meio de uma mangueira, ou também tentar afastá-la com extremo cuidado com o uso de uma vara suficientemente longa que a obrigue a deixar o local.

Baía de Morecambe, Inglaterra. A Baía de Morecambe, em Lancashire, é perigosa por conta de obstáculos um pouco difíceis de se perceber, como areia movediça, canais instáveis e drenagem de alguns rios.

Vespa-do-mar
Original da Austrália, esta medusa é considerada o animal mais letal do mundo. Apesar de ter um tamanho grande, é praticamente transparente na água. Qualquer parte de seus tentáculos podem picar, através dos milhões de nematocistos, injetando uma grande quantidade de veneno nas vítimas.

Sua coloração varia muito da região onde é encontrada. Na Mata Atlântica é mais comum encontrá-la no padrão amarelo com preto, enquanto no cerrado é mais comum o esverdeado com preto. Pode chegar até de 65cm de comprimento e é uma excelente nadadora.

É encontrada na África do Sul, Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Moçambique, Botswana, Angola e Namíbia. A mamba-negra não tem este nome devido à cor do seu corpo, já que tem uma cor acinzentada (variável), mas ao interior preto da sua boca, que ela exibe em sinal de ameaça.

No Brasil, está presente principalmente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Habitat: Vive principalmente em áreas rochosas. Alimentação: Pequenos mamíferos e pequenos lagartos.

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.