Tem cirurgia para desobstruir as trompas?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A recanalização tubária consiste na desobstrução das tubas uterinas ou trompas de Falópio (termo mais antigo). No entanto, dependendo das causas da obstrução, a mulher precisa passar por tratamento.

Tratamentos. O que fazer quando as trompas estão obstruídas? Caso exista aderências ou trompas obstruídas por completo o médico irá indicar o melhor procedimento, que vai desde cirurgia para desobstrução, até procedimentos como fertilização in vitro.

As chances de gravidez para quem possui alguma alteração nas trompas são menores, mas existentes. Com tratamento adequado e acompanhamento médico, é possível ter uma gestação saudável. E, com a ajuda da medicina reprodutiva, existem ótimas porcentagens de sucesso a cada ciclo.

Acupuntura e a desobstrução tubária
Segundo a medicina chinesa, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade feminina. Acupuntura atua na vascularização uterina, na espessura do endométrio e na melhora da libido.

A obstrução das tubas uterinas também pode ser causada por condições como: infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hidrossalpinge, infecções no útero ou nas tubas, abortamento sem acompanhamento médico, miomas uterinos, e inflamação das tubas uterinas (salpingite), ou mesmo apendicite com rompimento do apêndice.

A obstrução das tubas uterinas não apresenta sintomas específicos, mas a mulher pode ter manifestações associadas às doenças que causaram a oclusão, a exemplo da endometriose e da DIP. Os principais exames que levam ao diagnóstico de obstrução tubária são a ultrassonografia e a histerossalpingografia.

histerossalpingografia

Importância do exame e por que fazer? A histerossalpingografia (HSG) é a ferramenta diagnóstica mais utilizada na pesquisa das obstruções das trompas e aderências na pelve que podem bloquear parcial ou totalmente as regiões peritubáricas, que são contribuintes comuns para a dificuldade de engravidar.

É mais fácil restaurar as trompas quando elas não foram extraídas e quando a amarração, o corte ou a cauterização da tuba para impedir o óvulo de chegar ao útero é feito no meio. No caso de a interrupção ser na parte terminal, a reparação torna-se praticamente impossível.

A resposta, para muitas pacientes, é sim — mesmo quando há diagnóstico de infertilidade. Mas para isso, é preciso buscar ajuda especializada, investigar as causas do distúrbio e iniciar o tratamento. Neste artigo, abordamos essa questão. Continue a leitura para saber tudo o que pode ajudar!

Danos e obstrução na tuba uterina podem fazer com que ela fique cheia de líquido, doença chamada de hidrossalpinge. A hidrossalpinge causa uma grande complicação ao aparelho reprodutor da mulher. Secreções podem refluir para o útero e impedir que uma gravidez se implante.

A resposta é sim! Mas é necessário conhecer melhor as particularidades dessa condição para que se compreendam quais são as chances reais de uma concepção. Existem diversos problemas que podem levar a perda de uma das trompas, como endometriose, obstrução ou uma gravidez ectópica.

Pacientes com problemas nas trompas, devido a obstruções ou alterações funcionais, podem engravidar, por meio de tratamento de fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.

Lurevita é indicado tanto para mulheres quanto para homens.

Os mais utilizados são azitromicina e amoxicilina, que podem ser administrados por um período relativamente longo (8 a 14 dias).

Receita para garrafada para engravidar caseira:

  1. 2 xícaras de açúcar mascavo.
  2. 2 inhames com casca.
  3. 1 punhado de uxi amarelo.
  4. 1 punhado de unha de gato.
  5. 1 romã
  6. 4 cravos da índia.
  7. 1 litro de vinho branco seco.