Tem cirurgia para degeneração macular?

Perguntado por: apacheco8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

“Posso cirurgia de catarata para restaurar a visão se tiver degeneração macular?” A resposta é sim, entretanto existem alguns fatores que tem que ser considerado.

A melhor forma de tratar a degeneração macular úmida, em estágio já avançado, é através da aplicação de injeções intravítreas. Os medicamentos utilizados nesse método evitam o crescimento de novos vasos sanguíneos anormais na retina.

Causas e Sintomas
"A degeneração macular pode afetar um ou os dois olhos. Primeiramente, a pessoa tem a visão central bloqueada por um ponto negro, que depois se transforma em uma lacuna branca ou cinza. Esse dano à visão central é permanente, mas a visão lateral (periférica) raramente é afetada.

Dentre as medicações disponíveis na literatura médica podemos citar: Ranibizumabe (Lucentis ®) e Aflibercept (Eylea®). Outra droga chamada Bevacizumabe (Avastin®), também usada “off-label” no tratamento da DMRI neovascular, tem mostrado bons resultados.

A degeneração macular é a doença ocular que afeta a mácula, área central e vital da retina. Também conhecida por degeneração macular relacionada à idade (DMRI), resulta na lesão progressiva da mácula e, consequentemente, na perda gradual da visão central.

O retorno da visão após a vitrectomia depende da condição subjacente à necessidade de realização de cirurgia. Se o olho é saudável e existir apenas hemovítreo, o retorno visual é de 10/10. Se o descolamento da retina é recidivante, a visão final pode estar comprometida.

Tem cirurgia de descolamento de retina (vitrectomia) pelo SUS? Sim, é possível realizar a cirurgia de vitrectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, é necessário ir a um oftalmologista da rede pública e entrar na fila do SUS.

A cirurgia da mácula é muito delicada, logo, exige muita experiência do cirurgião. No procedimento, é realizada a remoção do gel vítreo (vitrectomia) e de membranas semitransparentes da região macular (técnica de “peeling”). Dessa forma, busca-se restabelecer a forma e a função desta região tão importante.

É o caso da lente SML. A sigla vem do nome inglês Scharioth Macula Lens, mas pode ser explicada de uma forma bem simples quando a comparamos com uma minilupa para pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade ; a DMRI.

Quem tem degeneração de mácula pode dirigir? A liberação para a direção depende da visão do paciente, e não da doença. Se o indivíduo tiver visão normal nos 2 olhos, mesmo tendo a degeneração macular, não há qualquer impedimento à direção.

Desde março de 2021, a visão monocular, caracterizada por cegueira ou dificuldade severa de enxergar com um dos olhos, passou a ser classificada como uma deficiência que dá direito à aposentadoria (lei nº 14.126).

Tipos de degeneração macular
Já mencionamos ao longo deste artigo que existem dois tipos de DMRI que podem se desenvolver. São elas a degeneração macular seca e úmida. Estes dois nomes se referem aos efeitos que causam na retina ocular.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.

Apesar de Bevacizumabe (Avastin), ser um medicamento de alto custo, que não faz parte das políticas públicas, é possível obter o medicamento através do SUS. Portanto, se o médico que lhe assiste pelo SUS prescreveu o tratamento com o medicamento, o SUS deve fornecer.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
Para identificação e diagnóstico da DMRI, o exame de tomografia de coerência óptica é o mais indicado. Há muitos riscos da cirurgia de catarata para aqueles que já tiveram degeneração macular relacionada à idade, porém nada foi confirmado ainda.

Preço do injeção intravítrea de antiangiogênico
Uma única aplicação de injeção intravítrea de antiangiogênico pode custar mais de R$ 5 mil.

consulta esse exame sai pelo valor de R$202.

O glaucoma é uma doença silenciosa e a principal causa da perda irreversível da visão. Ela surge quando o nervo óptico passa a apresentar algum tipo de dano.

A mácula é a região central da retina, rica em fotorreceptores chamados cones. A função destas células é receber os raios luminosos e transformá-los em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro para formar as imagens. A mácula é a região da retina responsável pela visão de cores e de detalhes.

Riscos da vitrectomia:
Os principais, apesar de pouco comuns, são aumento da pressão ocular e catarata, além de baixa visual e sangramentos.