Tem cirurgia para apneia do sono?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

A cirurgia de apneia do sono é um dos tratamentos indicados para indivíduos que têm sua noite de sono afetada por períodos de apneia obstrutiva, caracterizada pela ocorrência de paradas respiratórias por mais de 10 segundos.

Decúbito Lateral
Em alguns pacientes, a apneia obstrutiva do sono (AOS) pode ser resolvida com melhora da patência faríngea (capacidade de manter uma via desobstruída) pelo sono lateral. Ou seja, em decúbito lateral (deitado de lado), as vias aéreas tendem a ficar mais estáveis e menos propensas a fechar.

Com o envelhecimento, o organismo tende a ter a musculatura e os ligamentos mais enfraquecidos, e isso pode causar uma piora da obstrução das vias aéreas. Além disso, é comum que as pessoas ganhem peso com a idade e o acúmulo de gordura também aumenta o risco de apneia do sono.

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença.

Pode custar entre R$ 600 e R$ 1200, em média, de acordo com a unidade de saúde e conforme a localidade na qual o teste é realizado.

Entre elas, estão fonoterapia, aparelho intraoral, estimulação elétrica do hipoglosso e tratamento cirúrgico. Estas alternativas foram apresentadas e discutidas em 12 de outubro, em uma sessão durante o 38° Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, no Rio de Janeiro.

A técnica consiste em mudar a posição do palato, mais conhecido como “céu da boca”, na faringe. A faringoplastia lateral aumenta o espaço látero-lateral da faringe e otimiza o resultado da UPFP.

Por que a apneia pode matar? A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.

As principais causas da apneia do sono são as obstruções das vias aéreas e as alterações no sistema do cérebro responsável por controlar a respiração.

Para que o indivíduo possa sair da apneia ele precisa derpertar e com isso a musculatura da garganta retoma a força que mantém a garganta aberta até que o sono reaparece e a garganta volta a fechar e este ciclo se repete dezenas a centenas de vezes ao longo da noite.

Isso porque, quando não tratada, a Apneia do Sono aumenta os riscos de problemas de saúde como pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, ataques cardíacos, diabetes e derrame (AVC). A doença ainda afeta o corpo de outras maneiras.

Neste caso, é normal que pessoas com apneia sintam dificuldades para se concentrar durante o trabalho ou em atividades mais passivas, como palestras e reuniões. Isso acontece por conta da baixa qualidade do sono do paciente. O sono no trabalho pode levar a uma queda de rendimento e erros, além de te tornar disperso.

salário de benefício é calculado com 100% da média aritmética dos seus salários); sob o cálculo aplica-se a alíquota de 91% (por exigência da lei); esse valor é limitado à média dos 12 (doze) últimos salários-de-contribuição; o valor formula corresponde a Renda Mensal Inicial do auxílio-doença.

Agende sua consulta pelo SUS
Para dar início ao processo, é necessário realizar uma primeira consulta no Sistema Único de Saúde. A prefeitura de cada município faz o gerenciamento das unidades, e mapeia a área de atuação em cada bairro ou região, o que ajudará na sua busca por uma vaga de atendimento.

Neurologista

Neurologista. O neurologista é também um médico que cuida do sono.

No entanto, pesquisas apontam que para o tratamento ter eficácia e melhorar a qualidade do sono, é necessário usar o CPAP ao menos quatro horas consecutivas. Portanto, utilize o seu CPAP por esse período, para que o seu organismo também comece a se acostumar com o uso do CPAP.