Tem chuva com trovoada?

Perguntado por: laraujo7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Chuva com chance de trovoada a partir do final da tarde de sexta-feira, madrugada e manhã de sábado. O domingo começará com sol, aumento da nebulosidade e chuva isolada à noite. Faz calor nessa quinta e sexta-feira com máximas entre 28/31°C.

Observou-se que as trovoadas foram encontradas em todo o ano, exceto em setembro, sendo mais frequentes nos meses em que predominam as temperaturas mais altas (dezembro a abril). Ressalta-se que nesse período, a maior média de atividade de trovoadas foi encontrada em março com 2,8 dias de trovoadas a cada ano.

Uma ou várias descargas súbitas de eletricidade atmosférica que se manifesta por um breve e intenso clarão (relâmpago) e por um ruído seco ou um ribombo surdo (trovão). Tudo isso ocorre com a presença de cumulonimbus.

Estágio de maturidade
É a fase mais perigosa para a aviação, devido à intensidade dos fenômenos associados.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Se não está chovendo não caem raios. Os raios podem chegar ao solo a até 50 km de distância do local da chuva.

Um raio pode durar até dois segundos, mas dura em geral cerca de meio a um terço de segundo.

O raio acontece entre as nuvens e algum objeto em solo terrestre. O professor Nelson explica que o som, o trovão, acontece após a descarga elétrica, com o aquecimento do ar pela passagem do raio. Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo.

Dissipação. O Estágio de Dissipação é o qual a nuvem CB está de desfazendo de forma progressiva após os fenômenos anteriores, sendo assim, ocorre a predominância de correntes descendentes e o desaparecimento dos ventos de rajada.

Verão

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.

Historicamente, o trimestre novembro a janeiro costuma ser o mais chuvoso do ano, contudo, a ocorrência de veranicos tem sido recorrente entre os meses de janeiro e fevereiro nos últimos anos.

Para uma trovoada se formar é necessário que exista elevação de ar húmido numa atmosfera instável. A atmosfera fica instável quando as condições são tais que uma bolha de ar quente em ascensão pode continuar a subir porque continua mais quente do que o ar ambiente.

No Brasil em 2008, 75 pessoas morreram atingidas por raios. Um raio dura em média meio segundo e nesse período de tempo muitos fenômenos se combinam para resultarem naquilo que vemos e ouvimos. Conforme os raios variam, as descargas podem ser mais ou menos intensas.

Objetos que conduzem eletricidade atraem os raios
Objetos que conduzem mais eletricidade, como o metal, estão mais propensos a serem atingidos por um raio durante uma tempestade.

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.