Tem chances do Brasil ter terremoto?

Perguntado por: afogaca8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Apesar de o Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, sendo que ela atinge até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

O maior terremoto que o Brasil já teve aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, e alcançou 6,6 graus na escala Richter. O segundo maior tremor enfrentado no país foi em junho de 2022, no Acre, e chegou a 6,5 graus.

Os maiores tremores de terra no Brasil aconteceram na Serra do Tombador (MT), em 1955; no Acre, em junho do ano passado; e no litoral de Vitória, em 1955. Esses tremores ultrapassaram os 6 pontos na escala Richter, embora existam diferenças na medição, a depender do instituto responsável pela medida.

16 de fevereiro de 2023

QUAL HAVIA SIDO O ÚLTIMO TERREMOTO REGISTRADO NO BRASIL? Antes do tremor desta sexta (16), um abalo de 3 graus na escala Richter atingiu Rubim (MG) em 16 de fevereiro de 2023. Não houve feridos nem danos materiais.

Entre 1900 e 2020, o RSBR calcula que houve 2959 tremores de terra no Brasil. O mais forte neste período ocorreu em 1955, com magnitude de 6.8, na Serra do Tombador, em Mato Grosso. O único que resultou em morte aconteceu na comunidade de Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, em Minas Gerais.

Confira os 5 maiores terremotos registrados no Brasil:

  1. Terremoto de Porto dos Gaúchos. Magnitude: 6.6. ...
  2. Terremoto Acre/Amazonas. Magnitude: 6.1. ...
  3. Terremoto de São Paulo. Magnitude: 5.2. ...
  4. Terremoto de Pacajus. Magnitude: 5.2. ...
  5. Terremoto de João Câmara. Magnitude: 5.1.

Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9.5
O pior terremoto da história matou 1.655 pessoas e deixou mais de 3 mil feridos. As estimativas apontam que os danos tiveram um custo de US$ 550 milhões, com quase 2 milhões de pessoas desabrigadas.

Apesar de não ser tão propício a abalos sísmicos, nosso país já sofreu algumas vezes com os efeitos desses fenômenos. O Brasil não é uma região vulnerável a sofrer esses tipos de abalo, pois está localizado no centro da placa aqui da América do Sul. Apesar disso, já houve vários casos de terremotos no país.

Resposta: Tsunamis e terremotos podem ser causados pelos movimentos das placas tectônicas, felizmente o Brasil não possui placas ativas. O Japão é um país que possui placas tectônicas ativas.

Tremores são comuns no Brasil
Essa movimentação faz com que haja um acúmulo de tensões que, de vez em quando, são liberadas. Isso causa pequenos tremores de terra que podem acontecer em qualquer lugar. Pode ser numa floresta ou no centro de uma cidade. Tremores acontecem no Brasil todo".

Tremores na Baixada Santista e no interior de São Paulo foram ocasionados por falhas geológicas e não implicam grandes riscos, explica geólogo da Unesp. Sismo teve epicentro em Iguape, no sul do estado, onde há grande número dessas falhas.

Vá para uma área aberta longe de árvores, postes telefônicos e prédios. Uma vez ao ar livre, abaixe-se e fique lá até que o tremor pare; A área perto das paredes externas de um edifício é o lugar mais perigoso para se estar.

As 3 regiões com mais terremotos do mundo

  • Zona sísmica do Pacífico. Trata-se da maior zona sísmica do mundo. ...
  • Zona sísmica de Alpide. ...
  • Dorsal Mesoatlântica. ...
  • Japão. ...
  • Indonésia. ...
  • China, Irã e Turquia.

Segundo o órgão, aproximadamente 100 tremores de baixa intensidade abaixo de 2.5 graus ocorrem diariamente, mas esse número cresce a cada dia, à medida que novas estações sísmicas são instaladas e também devido à maior sensibilidade dos instrumentos.

Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.

Placas tectônicas no Brasil
O Brasil localiza-se sobre a Placa Sul-Americana.