Tem casamento na Congregação?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os casamentos da Congregação são diferentes de outros casamentos evangélicos pois não se consideram fazendo um casamento religioso, mas apenas uma cerimônia civil, geralmente precedida por uma oração dos anciãos, convidados pelos noivos.

O casamento pode ser realizado fora da igreja, mas o local deve ser pré-aprovado pelo líder religioso que for realizar a cerimônia.

Nenhuma igreja autoriza o casamento religioso sem a documentação do casamento civil. Exceto se for casamento religioso com efeito civil, que pode ser realizado fora do cartório, no caso, na igreja católica, porém, seguindo os trâmites legais.

Casamento Congregação Cristã no Brasil
Os casamentos da Congregação são diferentes de outros casamentos evangélicos pois não se consideram fazendo um casamento religioso, mas apenas uma cerimônia civil, geralmente precedida por uma oração dos anciãos, convidados pelos noivos.

Violinos, trompas, trompetes e demais instrumentos sinfônicos são proibidos para as mulheres. Às mulheres, são destinados os cargos de organistas, apenas. Isso causa muita angústia para as musicistas das Igrejas da CCB.

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.

O casamento civil atende bem a todos os noivos: de religiões diferentes, sem religião, LGBTQ+ e todos os outros. Se vocês optaram pelo casamento civil, mas desejam uma cerimônia mais elaborada e romântica, podem escolher se casar em diligência, ou seja, no civil, mas não no cartório.

Casamento na igreja evangélica
É aconselhável que noivos sejam batizados, porém, isso não é uma exigência em algumas religiões evangélicas. Caso um dos noivos não seja da mesma religião, pode haver ou não restrições em relação ao matrimônio (consulte antes). Apenas é pedido um curso preparatório, antes do grande dia.

Para as igrejas evangélicas o casamento não é um sacramento, mas sim um compromisso conjugal, uma instituição divina. Essa instituição é realizada para comunicar à família e a comunidade sobre a união do casal.

A Igreja pode autorizar o matrimônio, desde que, obedeçam a certas exigências. Sobretudo, é preciso que se amem e cada um respeite o outro e a sua fé, vivendo cada um, a seu modo, a fidelidade a Cristo.

O que acontece se não fiz a 1ª Comunhão ou a Crisma? Uma pergunta comum entre os casais é se, para casar pela Igreja Católica, precisa ser crismado e ter feito a 1ª Comunhão. Se um dos noivos nunca comungou, é possível realizar o casamento, mas não será possível ter missa.

Geralmente os pais dos noivos ficam sentados no primeiro banco da cerimônia, mas alguns ainda preferem ficar em pé próximos ao casal. Depois, o pastor faz referência a passagens bíblicas sobre o casamento e a beleza do matrimônio. Ele pode ler os votos dos casais feitos, inovando a forma de troca de votos.

Deus instituiu a relação marital como uma parceria igual que se iniciou com Adão e Eva (ver Gênesis 2:24). O casamento é essencial ao plano de Deus para nossa felicidade nesta vida e no mundo vindouro.

Apesar de contrariar a lógica e o bom senso, o inciso II do art. 1.641 do Código Civil proíbe que pessoas com 70 anos ou mais escolham seu regime de bens, obrigando-os a a casarem perante a separação de bens. “Art. 1.641.

Quem professa a fé cristã pode ser cremado? Essa é uma pergunta bastante comum no religioso. Ainda hoje estudiosos dizem que a Bíblia, não traz nenhuma posição que seja vista como contrária à prática. Inclusive, um dos reis mais emblemáticos de Israel, Saul, foi cremado pelos guerreiros após ser morto em uma batalha.