Tem bunker no Brasil?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 15 votos

Hoje, o Brasil tem 102 bunkers perfurando seu solo, de acordo com uma pesquisa da RCI First -Security and Intelligence Advising, responsável pela construção de 64 dos esconderijos subterrâneos no país. Só a cidade de São Paulo tem 63 bunkers construídos sob casas e empresas.

Mas não se trata de qualquer bunker, e sim o mais luxuoso que se tem notícia. Localizado ao norte de Wichita, no estado do Kansas, nos EUA, e intitulado The Survival Condo Project – algo como O Projeto Condomínio de Sobrevivência – o exato endereço do Bunker é mantido em segredo.

Bunkers devem ser construídos à, no mínimo, dois metros abaixo do nível da terra. Suas paredes e portas devem ser bem grossas - de concreto armado ou aço, por exemplo -, próprias para aguentar grandes impactos. São como apartamentos compactos, mas que podem ser externamente luxuosos.

Um bunker é um tipo de buraco blindado, desenvolvido para proteger seus ocupantes de grandes desastres. Sejam eles de força natural ou provocados por humanos. Um bunker deve ter, no mínimo, 2 metros de profundidade e todo um esquema de sobrevivência.

Seja como for, o ar é distribuído através de dutos de concreto, enquanto saídas de ar junto ao teto mandam o bafo da galera para fora. Um dos pontos essenciais é o abastecimento de água, que deve ser consumida com moderação – com seis pessoas no bunker, uma caixa-d'água de mil litros dura cerca de um mês.

O bunker funciona como uma espécie de cômodo ou um determinado espaço reservado abaixo do solo. Esse espaço é construído totalmente fortificado para suportar desastres naturais, ataques e muito mais. Muitos deles possuem seu sistema de água e energia para assegurar a vida por dias, semanas ou até meses.

Conheça o bunker de luxo para os super ricos sobreviverem ao 'Apocalipse' Bunker no Kansas foi projetado para os super ricos resistirem a um eventual "Apocalipse". Cada unidade de moradia custa R$ 17,2 milhões.

Cavando o bunker

  1. Cave o máximo que conseguir e mantenha a terra retirada por perto, mas não tão perto que ela possa cair dentro do buraco de novo. ...
  2. Quando alcançar a profundidade desejada, nivele a superfície. ...
  3. Uma alternativa é construir a própria estrutura no buraco.

Os 575 bunkers de concreto existentes no local foram originalmente construídos em 1942 como um depósito de munições do exército, conhecido como Fort Igloo, que foi desativado em 1967.

Enver Hoxha

Os bunkers foram ideia de Enver Hoxha, que governou a Albânia do pós-guerra por 40 anos com mão de ferro. Seu regime era tão brutal quanto surreal.

abrigo {m.} paiol {m.} obstáculo {m.}

Sim, você vai precisar de permissões e licenças adequadas para a construção de um bunker. Não basta apenas ter o terreno e já começar a construir. Procure antes os órgãos públicos responsáveis ou departamentos de construção da sua cidade ou estado e explique sobre o seu projeto.

Austrália, Nova Zelândia, Islândia, Ilhas Salomão e Vanuatu foram os destaques da pesquisa pela sua capacidade de suprir sua população depois de uma “catástrofe abrupta de redução da luz solar”, como uma guerra nuclear, a erupção de um supervulcão ou a queda de um asteroide.

A espessura da maior parede do bunker (sala de radioterapia também pode ser denominada bunker) pode ultrapassar a 2,00 metros [7, 8, 9, 10].

Procurar abrigo é vital para evitar que material radioativo prejudicial, ou precipitação, volte para a Terra após uma explosão nuclear e, embora qualquer edifício seja mais seguro do que estar do lado de fora, os melhores abrigos são edifícios de tijolos ou concreto de vários andares com poucas janelas ou porões.

Além dos 360.000 bunkers construídos em residências, hospitais ou outros estabelecimentos, existem também 5.000 abrigos públicos.

Faça um plano.
Caso ocorra um ataque nuclear, não será seguro sair para procurar comida — você deve ficar abrigado por 48 horas, de preferência mais. Munir-se de alimentos e suprimentos médicos pode deixar sua mente tranquila e permitir que você se concentre nas outras condições para a sua sobrevivência.