Tem bicho no abacaxi?

Perguntado por: avilela4 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Amigos, uma outra praga séria na cultura do abacaxi é a cochonilha, conhecida por pulgão branco ou piolho branco. Em algumas cultivares como a Smooth Cayenne o prejuízo pode chegar a 50%.

A geleia é o produto obtido pela cocção das frutas inteiras ou em pedaços, da polpa ou do suco de fruta, adicionados de açúcar e água e concentrados até consistência gelatinosa.

  • BROCA-DO-FRUTO. ...
  • COCHONILHA-DO-ABACAXI. ...
  • BROCA-DO-TALO. ...
  • BROCA-DO-COLO. ...
  • PERCEVEJO-DO-ABACAXI. ...
  • CARUNCHO-DO-ABACAXI. ...
  • ÁCARO-ALARANJADO.

Por incrível que pareça, a ingestão de carunchos não faz mal à saúde. Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos. Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora.

Os bichos da goiaba, pêssego, manga, laranja e outras nascem dentro das frutas. As fêmeas adultas de um tipo de mosca – a mosca-das-frutas – perfuram as cascas de frutas maduras e depositam os ovos que se transformam em larvas. Estas se alimentam ali dentro até deixarem o interior das frutas para cair no chão.

O abacaxi verde é perigoso e tóxico para os seres humanos, podendo causar vômito e diarreia severos. Sempre espere o fruto amadurecer antes de consumi-lo. A acidez do abacaxi também faz com que ele não seja uma boa para pessoas com tendência a desenvolver aftas, com estomatite ou outros ferimentos na boca.

Não só pode, como deve. A bromelina é encontrada principalmente no miolo do abacaxi, aquela parte mais durinha da fruta que costuma ser desprezada. Ou seja, se você quer garantir todos os benefícios, é importante consumir a fatia do abacaxi inteira.

O abacaxi é uma fruta ácida e não deve ser consumido em excesso ou por pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras e gastrite. O consumo em grandes quantidades pode ocasionar uma queimação no estômago.

A Bromelina está presente em todas as partes do Abacaxi, porém é encontrada em maior quantidade no caule do Abacaxi. Para usufruir dos Benefícios do Abacaxi você deve consumir a fruta regularmente. O consumo pode ser feito in-natura, em forma de sucos, doces e também em receitas culinárias.

Alimentos como abacaxi, brócolis, banana, cereja, morango e canela deixam a secreção masculina com um sabor mais agradável. Diferentemente de uma alimentação rica em gordura, e tabaco, que vai deixar um gosto amargo neles. .

Enfim, quando se mistura isso no liquidificador o ar é aprisionado em pequenas bolhas formando a emulsão que vc chama de espuma. O que aconteceu foi que a mistura modificou a viscosidade e/ou tensão superficial da água de forma que as bolhas de gás ficam presas por mais tempo na mistura / emulsão / suco de abacaxi!

O abacaxi contém grande concentração de uma enzima chamada bromelina, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor. Esse quadro, portanto, é muito comum de acontecer.

broca-do-fruto

Desses, a principal praga do abacaxi é a broca-do-fruto e entre as doenças a fusariose.

Para saberes se o abacaxi está maduro basta tirar uma das “pétalas” bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear, assim como a sua cor amarelada.

Macarrão, grãos, farelos, rações, farinhas e arroz estão entre os pratos preferidos dos carunchos, mas eles consomem de tudo. A única coisa que não comem é a madeira das prateleiras. Isso, inclusive, ajuda a diferenciar uma infestação de gorgulhos de uma infestação de cupins, por exemplo.

Da mesma forma, produtos vencidos atraem mais facilmente o caruncho. Por isso, uma ótima alternativa para armazenamento é usar embalagens de vidro hermeticamente fechadas. Isso porque um pacote de plástico pode ser facilmente perfurado pelo inseto. Ele costuma corroer, até mesmo, grãos mais duros.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

A larva pode penetrar no fruto pelo cálice, pedúnculo ou pelo lado, abrindo galerias na polpa e dirigindo-se ao centro do fruto para alimentar-se das sementes. Os frutos atacados ficam com excrementos na superfície e em volta do orifício de ataque, que é o sinal característico da presença da larva.