Tem bastante emprego para Biomedicina?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Boa notícia para quem quer seguir pela área da Biomedicina: a carreira está muito bem no mercado e tem perspectivas de crescer ainda mais! Especialistas apostam que os ramos da Biomedicina ligados à busca pela cura das principais doenças e às questões de reprodução humana estarão em alta nos próximos anos.

Atualmente, as principais oportunidades no mercado de trabalho da Biomedicina encontram-se em laboratórios, clínicas e hospitais. Já a maioria dos profissionais do ramo trabalham em laboratórios realizando análises clínicas e diagnóstico por imagem.

Estudar Biomedicina é difícil? Por ser uma graduação da área da Saúde, você desenvolverá noções de Fisiologia, Anatomia, Química e Análises Clínicas. Mas se tem dúvidas se Biomedicina é um curso difícil, saiba que quando o estudante desenvolve empatia pelos assuntos estudados, ele se torna fácil.

Confira 4 motivos para optar por esse curso superior!

  1. Diversas áreas de atuação. O mais legal da Biomedicina é a ampla possibilidade de atuação que ela oferece ao profissional, visto que dá para atuar com: ...
  2. Salários atrativos. ...
  3. Área em expansão. ...
  4. Possibilidade de atuar na docência.

Você tem um perfil mais analítico, ama ciência e pesquisa? A Biomedicina é o melhor curso para você. Mas se você gosta de estar em contato com as pessoas, em prestar ajuda e ouvir pacientes, a Enfermagem é o caminho certo para você. Veja também: Conheça as graduações mais procuradas da área da saúde!

Hoje quem trabalha como Biomédico Plantonista ganha em média um salário de R$ 2.692,00.

Assim, com o estabelecimento de um piso salarial de R$4800,00 os profissionais atuantes poderão encontrar melhores condições salariais condizentes com a contribuição oferecida.

A duração do curso de Biomedicina é de 4 anos em média
Durante os 8 semestres de curso, você estudará disciplinas teóricas e práticas em laboratórios especializados. Além disso, deve fazer 3 estágios supervisionados e, no final, elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de interesse.

Dá pra fazer o estágio em instituições públicas e privadas, muitas vezes conveniadas à faculdade. A legislação diz que é preciso ter um professor da faculdade pra supervisionar essa atividade e também um profissional de Biomedicina no local do estágio.

Esses profissionais têm uma atuação muito vasta: há oportunidades na área de vacina, farmácia, alimentação, meio ambiente, estética, etc. Normalmente, para cada uma dessas especialidades da Biomedicina, existe uma pós-graduação.

Quais são as pós-graduações mais bem remuneradas na biomedicina?

  • Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular. ...
  • Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas. ...
  • Pós-graduação em Auditoria Biomédica. ...
  • Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica.

A rotina de um biomédico é de muita pesquisa, muita leitura e estudo. É muito comum que o profissional trabalhe em laboratórios e clínicas, mas pode também ir pras ruas se trabalhar na vigilância sanitária, por exemplo. Às vezes, a sua pesquisa pode ser inconclusiva, ou seja, não deu em nada.

O Teste Vocacional para Biomedicina foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, criada pelo psicólogo Howard Gardner. O teste tem como objetivo relacionar o perfil do usuário, indicado pelo questionário, a habilidades requisitadas aos profissionais da área de Biomedicina.

Estou decidida a fazer Biomedicina. Mas, quero saber quais disciplinas que preciso estudar mais para conseguir fazer o curso. Se o estudante não domina muito bem biologia e química, isso pode afetar na escolha? Conhecimentos ligados a biologia e química serão essenciais para o acompanhamento do curso de Biomedicina.

A diferença está no foco. Se a farmácia foca no medicamento, a biomedicina foca no organismo humano e dos agentes que causam a doença. O biomédico atua, em geral, nas análises laboratoriais e na pesquisa. De outro lado, o farmacêutico atua com medicamentos, produtos de higiene pessoal, cosméticos e alimentos.

A graduação em biomedicina confere os conhecimentos indispensáveis sobre o funcionamento do corpo humano. No entanto, apenas uma especialização na área de estética pode habilitar os profissionais para exercerem plenamente as atividades do ramo.

O futuro da biomedicina envolve uma dicotomia. Os avanços da tecnologia sobre os sistemas de análise clínica geram oportunidades importantes para o futuro da profissão. A evolução dos sistemas de análise e detecção de variações de amostras de sangue cria novas demandas, mas também viabiliza a automação de processos.