Tem banheiro unissex no EUA?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Nos Estados Unidos, a implantação de banheiros sem gênero em alguns estados virou uma verdadeira batalha com a Casa Branca, em 2016.

Nos EUA não se lava banheiro igual no Brasil. Como embaixo do piso dos banheiros não tem laje/concreto e sim madeira, se você jogar água no chão ela provavelmente vai começar a gotejar no andar de baixo. O comum é limpar o banheiro na base do aspirador e pano úmido.

As vereadoras Cida Oliveira (PT), Laiz Perrut (PT) e Tallia Sobral (PSOL) votaram contra a proposição. O projeto de lei segue agora para sanção do Executivo.

Para prevenir abusos, deputado quer proibir banheiros unissex nas escolas de SP. O deputado estadual Altair Moraes reapresentou o projeto de lei que proíbe a instalação de banheiros e vestiários unissex, nos estabelecimentos de ensino do estado de São Paulo. Nesta nova legislatura, o PL recebeu o número 77 de 2023.

Xixi para todes: espaços adotam banheiros sem gênero no Rock in Rio.

“Cada pessoa deve utilizar o banheiro conforme seu gênero e não conforme o seu corpo/genital. A solução é bastante simples, em teoria: é só incluir uma nova sinalização para que todes possam usar o banheiro que corresponda a quem são, independentemente de estarem fazendo uma transição de gênero.

Lei municipal que proíbe banheiros unissex é discriminatória e ilegal, diz TJ-SP. É atentatório ao Estado Democrático de Direito qualquer tipo de discriminação, inclusive pela orientação sexual ou identidade de gênero das pessoas.

Nos parques você verá um pequeno lixo que deverá ser usado para absorventes e protetores higiênicos somente. O lixo de lá não é trocado com tanta frequência e nem comporta tanto papel. Por isso é importante jogar o papel no vaso e ajudar a manter os banheiros limpos por mais tempo ?.

As piscina privativas de todas as casas são cobertas com uma tela de proteção que, na realidade, tem duas funções: reduzir a exposição da área aos raios UV-A e UV-B e proteger contra insetos muito comuns na região da Flórida.

O banheiro japonês separa o que conhecemos de modo geral como banheiro em três ambientes diferentes. O ambiente onde fica apenas o vaso sanitário é chamado de toire (do francês toilet). No “toilet” é comum o lavatório ser substituído por uma pequena pia que fica sobre a caixa acoplada.

O "banheiro não-binário", como se lê na porta do toalete, é destinado para pessoas de sexualidade não-binária (ou genderqueer, no inglês).

De 23 de outubro de 2020, um projeto do deputado David Miranda (PSOL- RJ) tenta modificar leis de 26 de junho de 2017; 11 de setembro de 1990 e de 13 de abril de 1995.

Não mais plaquinhas com homens e mulheres: seguindo uma lei estadual de 2001, as escolas públicas de São Paulo agora garantem aos alunos o direito de usar o banheiro de acordo com a sua identidade de gênero e orientação sexual.

Um banheiro unissex, multigênero ou neutro é um banheiro de uso coletivo que não é destinado a um público específico, sendo caracterizado seu uso por qualquer indivíduo, independente de sua identidade de gênero.

Banheiros de gênero neutro equalizam o jogo, disponibilizando mais cabines às mulheres. Banheiros de gênero neutro são mais econômicos ao reduzir a área que normalmente seria ocupada dois banheiros segregados. Menor número de acessórios e equipamentos também reduz o tempo e dinheiro gastos com limpeza e manutenção.

Alguns banheiros estão com placas que indicam ambientes “neutros”, ou seja, sem discriminação a pessoas trans, não-binárias (que não se identificam como homens ou mulheres) ou intersexuais (que tem características tanto masculinas quanto femininas).

WC é uma sigla em inglês de Water Closet, que significa “gabinete de água”, na tradução literal para a língua portuguesa. Os ingleses costumavam utilizar o WC para identificar os banheiros públicos, porém o termo não é mais tão comum no país, sendo considerado até “démodé”.

A demi-suíte, semi-suíte, suíte americana ou, ainda, suíte canadense é caracterizada por um banheiro com duas portas de acesso. Assim, dois quartos podem dividir o mesmo cômodo, sem que seja necessário invadir a privacidade do outro dormitório para fazer uso do banheiro privativo.