Tem banheiro no trem Curitiba Morretes?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

As janelas abrem, os lugares são numerados e tem banheiro a bordo. Os guias explicam sobre o passeio e contam curiosidades sobre a ferrovia. É servido um lanchinho simples com uma água ou um refrigerante.

Durante o trajeto de Curitiba a Morretes, para ver de perto as principais atrações, o melhor é sentar do lado esquerdo do trem. Na volta para a capital paranaense, claro, a melhor opção é o lado direito.

4 horas

O tempo aproximado de viagem é de 4 horas. O trem faz paradas durante o trajeto? Para quem compra o bilhete somente de ida Curitiba – Morretes ou Morretes – Curitiba, é possível fazer um desembarque no Pico Marumbi, ideal para quem deseja se aventurar na região.

Desde o início da pandemia da covid-19, os sanitários das estações da CPTM estão abertos durante todo o horário da operação comercial. Atualmente, há banheiros públicos em 92 estações, das 96 existentes.

As estações com sanitários são: São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz. Atenção foliões: durante os dias de carnaval de rua, a ViaQuatro fecha os sanitários das estações onde há grande fluxo.

(Principalmente se sua viagem for durante um feriado prolongado!) » Morretes possui temperaturas bem mais altas do que em Curitiba. Mesmo que esteja frio na capital, vá ao menos com uma camiseta fresca por baixo da blusa para não passar muito calor.

verão

O período de verão, nos meses de janeiro a maio, é considerado a melhor época para conhecer Morretes.

4 horas

O passeio de trem Curitiba que vai até Morretes, tem duração de 3 a 4 horas, num percurso de 65 quilômetros. O visual do percurso de serra é espetacular, composto por pontes, viadutos, túneis, penhascos e cachoeiras, em meio a maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil.

Após ler no Trip que o melhor lado do trem para viajar no trecho Curitiba - Morretes é o esquerdo, no momento da compra solicitei assentos do lado esquerdo, mas fui informado que o sistema é quem escolhe os assentos aleatoriamente.

1.100 passageiros

A viagem em vagão econômico acontece todos os dias e o trem tem capacidade para levar até 1.100 passageiros.

O prato que mais sai é o chamado de “turístico”, ou seja, o barreado da casa guarnecido de arroz, bananas, salada, croquetes de peixe e outras porções de iscas de frutos do mar, tudo muito farto (até demais), por cerca de R$ 50 por pessoa.

Em Morretes não temos Uber, e também não é viável o transporte público pois fim de semana os horários são difíceis. A melhor opção é pegar um táxi.

Na Serra do Mar Paranaense está o passeio de trem mais bonito do Brasil e um dos mais espetaculares do mundo, segundo avaliação do jornal britânico The Guardian e do norte-americano The Wall Street Journal. Com duração de três horas, a viagem de 110 quilômetros começa em Curitiba e vai até Morretes.

Você pode levar alimentos. A viagem dura cerca de 12 horas. No trem há um vagão restaurante onde são você pode até almoçar.

É proibido levar animais no trem (exceto cão-guia). Também não é permitido levar produtos perecíveis, mas embora haja lanchonete e restaurante dentro do trem, você levar alimentos para consumo durante a viagem, só não pode embarcar e nem fazer uso de bebida alcoólica no trem.

O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari Fazenda Botafogo, Botafogo, Cantagalo, Carioca, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório, Pavuna e Siqueira Campos, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.

Na estação Luz, no centro da cidade, o banheiro, reservado aos passageiros que passaram pelas catracas, fica entre o percurso da Linha 4 – Amarela do metrô e da CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. “Eu uso diariamente e sempre está limpo, as pessoas precisam conservar a limpeza.

Na estação Luz, o banheiro fica entre o percurso da linha 4-amarela do metrô de São Paulo e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Camisetas de algodão, bermudas, shorts e sapatos abertos são alguns dos itens que não podem faltar na sua mala. O uso de roupas mais leves também possibilita a boa mobilidade por entre os maravilhosos parques curitibanos, que são um ponto de destaque na capital do Paraná.

Para se vestir adequadamente para uma viagem de trem, é recomendável escolher roupas confortáveis e adequadas ao clima da região que será visitada. Também é importante levar um casaco ou blusa para se proteger do ar-condicionado dos trens.