Tem banana em Portugal?

Perguntado por: ecunha8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

TODO O ANO. Por fim, e ao longo do ano, Portugal produz mais 3 frutas muito apreciadas e consumidas: a maçã, a ananás e a banana.

Que frutas de origem portuguesa encontramos nos sumos e néctares?

  • Pera Rocha do Oeste. Sabia que é um produto DOP (Denominação de Origem Protegida)? ...
  • Laranja do Algarve. ...
  • Framboesa do Algarve. ...
  • Figo da Piteira do Alentejo. ...
  • Tomate do Ribatejo. ...
  • Maçã de Alcobaça. ...
  • Pêssego da Cova da Beira.

Em Portugal, chega-nos sobretudo do Alentejo e Ribatejo. Embora alguma ainda venha de fora, a melancia nacional continua a ser a mais procurada.

Argélia, Líbia e Tunísia não produzem bananas, mas a Tunísia tem um imposto de 36% sobre bananas importadas e apenas alguns comerciantes têm licença para importar a fruta.

2- Origem da banana
Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.

Aqui nos supermercados Portugueses, existe uma secção de frutas congeladas que ainda é pouco conhecida por entre a comunidade brasileira. Aqui nesta secção podem encontrar vários frutos como Acerola, caju, graviola, manga, abacaxi, açaí, maracujá, cupuaçu... Açaí (açaí fresco, saído da planta não tem em lado nenhum...

Em Portugal existem cerca de 2000 hectares de pomares de kiwi. Na zona onde Carlos Jorge Ferreira produz – Centro/Norte – a área média ronda um hectare. A produção de kiwis, em Portugal, tem vindo a aumentar, “devido à valorização do fruto na produção.

Usar “moça” ou “moço” para chamar alguém
Procure, ao invés disso, usar os tradicionais “com licença”, “me desculpe”, “bom dia”. O mesmo vale para a expressão usada quando não entendemos algo e queremos que a pessoa repita o que disse.

Tem arroz e feijão em Portugal, mas não da mesma forma como acontece na culinária brasileira.

Atualmente a quantidade de arroz produzida em Portugal ronda as 160 000 toneladas, ocupando o país a terceira posição da União Europeia. Portugal ainda é hoje o País da Europa com o maior consumo per capita – 15Kg/ano, podendo dizer-se que a produção e o consumo se acompanham de muito perto.

A mais conhecida é a laranja do Algarve, incluída na IGP – Citrinos do Algarve, onde se concentra maioria da produção portuguesa para consumo do mercado nacional e externo, cerca de 80% da produção de laranja do país.

Em Portugal, os Açores são a sua principal região produtora. O abacaxi, por ser mais doce e uma alternativa mais económica, parece agradar mais aos portugueses. Oriundo de países tropicais como a Costa Rica, esta variedade de ananás distingue-se por ser cultivada ao ar livre e pela sua forma mais alongada.

Actualmente, está distribuída em todas as zonas tropicais e subtropicais do mundo, comportando-se muitas vezes, como subespontânea, dada a facilidade em propagar-se. Em Portugal, esta fruteira produz bem desde o Algarve até à Região de Lisboa, nos Açores e na Madeira.

Diferente do Brasil, no Japão as bananas comercializadas são completamente amarelas, sem nenhuma mancha. Mas conseguir uma banana Mongee não é tarefa fácil. A produção é em pequena escala e serve apenas uma loja em Okayama, a pouco mais de 600 quilômetros de Tóquio.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce.

Em um primeiro momento, a distribuição das bananas pelo mundo ocorreu pelas mãos dos árabes e posteriormente, pelos portugueses e espanhóis que as levaram para as Américas. Assim, a fruta chegou ao Brasil.

Além dessas frutas estrangeiras que são muito consumidas do Brasil, o país possui deliciosas frutas nativas como o abacaxi, o cacau, caju, o coco da Bahia, a goiaba, a jabuticaba e o maracujá.

Entre os países produtores de banana destacam-se como mais importantes: Índia (16.000 mil toneladas em 2001-02), Equador (7.561 mil toneladas), Brasil (6.164 mil toneladas), China (5.516 mil toneladas) e Filipinas (5.080 mil toneladas).

Equador. O Equador produz em torno de 6 milhões de toneladas ao ano, sendo um dos países que mais produzem banana em escala mundial. Além disso, é também o maior exportador.

Em 2016, 545 hectares foram dedicados à produção de abacate em Portugal. Neste momento, estima-se que existam cerca de 2.000 hectares dedicados à produção de abacate e em particular no Algarve. Os abacates tornaram-se um símbolo de riqueza, especialmente em Lisboa, onde são vendidos a preços extremamente elevados.