Tem bactérias no pum?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Todo o metano produzido é de origem bacteriana e não tem origem das células humanas. O fedor do peido tem origem na presença de gás sulfídrico (H2S), metanotiol (H3C-SH), dimetil sulfeto (H3C-S-CH3) e mercaptanas na mistura. Estes compostos contêm enxofre em sua composição.

Ele é produzido em parte pelas próprias células do organismo, e atua no sistema imunológico, cardiovascular e como um neurotransmissor, com funções relacionadas ao aprendizado.

Os médicos explicam que os gases, como arroto e pum, são liberados de forma involuntária (sem depender da nossa vontade) pelo organismo e, na maioria das vezes, é possível segurá-los. Mas nem sempre dá para escolher quando ou não se pode eliminá-los.

É natural que o ser humano produza gases intestinais, em média, estudos mostram que um adulto pode expelir gases 20 vezes por dia.

2 a 4 comprimidos de carvão ativado podem ajudar com o gases. Se você for intolerante à lactose, experimente tomar a enzima lactase. Para diminuir o mau cheiro do pum, tente tomar salicilato de bismuto monobásico (Pepto-Bismol).

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Isso acontece porque o ser humano associa o mau cheiro ao que especialistas da Universidade da Pensilvânia chamaram de “aversão a indutores”, relacionados a comida, animais, produtos corporais, sexo, violações do corpo, higiene e morte.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

Tussa bem alto ou faça qualquer outro tipo de barulho — espirro, por exemplo. Isso serve para disfarçar o barulho do pum. Outras dicas são fingir conversar ao telefone ou, se estiver no quarto, colocar uma música bem alta. O som do pum certamente será abafado.

Associada à quantidade de gases, a força de contração do ânus também influencia na produção do barulho. Quando o corpo força o gás para fora, ele exerce uma pressão sobre as válvulas que controlam o ânus. Em grandes quantidades, os gases fazem uma pressão maior sobre o ânus e saem em maior velocidade.

Os gases são formados a partir da digestão dos alimentos ingeridos. Eles são fermentados quando absorvidos pelas bactérias da flora intestinal para serem posteriormente liberados. A quantidade de gases que um indivíduo possui no intestino varia entre 100 e 200ml e o número de eliminações diárias é de cerca de 20 vezes.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Alterações significativas no formato das fezes
O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino está bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.