Tem aumentado ou tem aumentado?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

Observe os exemplos: Ela tem um senso de justiça notável. O menino pensa que seu cachorro tem superpoderes. A pessoa tem que saber quando não é bem-vinda.

Indicativo

  1. Presente. euaumento. tuaumentas. eleaumenta. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euaumentava. tuaumentavas. eleaumentava. ...
  3. Pretérito Perfeito. euaumentei. tuaumentaste. eleaumentou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euaumentara. tuaumentaras. ...
  5. Futuro do Presente. euaumentarei. tuaumentarás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euaumentaria. tuaumentarias.

Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

Significado de Têm
substantivo deverbal Ação do verbo ter; ato de receber, de passar a possuir ou de estar na posse de várias coisas: eles têm um carro; as escolas têm muitos alunos. [Gramática] A grafia tem, sem acento, refere-se à forma singular: ele tem um carro; a escola tem muitos alunos.

De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.

Ter de exprime uma obrigação, uma necessidade ou um desejo, e é sinónimo de “dever, precisar, querer”. – Tenho de fazer este trabalho. Ter que equivale a dizer “ter algo para”. Usa-se quando o que é um pronome relativo e pode ser antecedido por um indefinido, como em ter muitas coisas que contar; ter muito que comer.

«Aumentar — Quando este verbo vem seguido de objeto direto (aumentar o capital, aumentar o valor, aumentar o patrimônio) e do quanto houve de aumento, este quanto vem expresso de várias formas: Aumentou a resistência com mais um batalhão — ... os que aumentam de novos cabedais o patrimônio comum.

verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Engrandecer ou tornar maior, mais intenso, mais volumoso, de maior grau, de maior proporção ou maior dimensão: aumentar o peso; aumentar o volume; aumento da população. verbo transitivo direto Acrescentar, alargar, exagerar: aumentar seus rendimentos.

verbo transitivo
Tornar maior (em número, extensão, importância ou intensidade).

Quando utilizamos a expressão "tem-se", estamos nos referindo a algo no singular, enquanto que ao utilizar a expressão "têm-se", estamos nos referindo a alguma coisa no plural. A presença do acento circunflexo serve justamente para evidenciar isso, separando as duas situações, de maneira que fique mais clara ao leitor.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Em "Tem havido coisas estranhíssimas", o correto é sem acento. Em locuções verbais em que o verbo principal é o haver no sentido de "existir", a concordância deve ser feita obrigatoriamente no singular.