Tem atitudes que machuca mais que palavras?

Perguntado por: ebarreto8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Palavras Machucam mas que Atos

  • O que fere não e as palavras, mais sim o que fica subentendido. ...
  • Antes de agredir com palavras ou ações, lembre-se que o silêncio e a indiferença também machucam! ...
  • CUIDADO com as suas ATITUDES, PALAVRAS MAL DITAS MACHUCAM, todavia os seus ATOS PODEM FERIR ainda MAIS.

As palavras doem mais que um tapa, o tapa machuca o rosto mas as palavras machuca o coração.

As palavras ofendem até mais que determinadas ações, principalmente da forma e por quem são pronunciadas. Nosso ego é muito sensível e precisa sempre ser massageado com palavras positivas. Mas isso nem sempre acontece e quando escutamos palavras ofensivas, ele fica extremamente incomodado.

A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS
As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.

Cada pessoa que insiste em manter uma relação que a machuca, o faz por um motivo muito particular, que pode variar desde motivos financeiros, emocionais, pelos filhos, valores, família e, até mesmo, por questões psicológicas. Apenas reforçando: Não cabe a ninguém julgar, condenar ou sequer generalizar os motivos.

Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp. “É uma abordagem muito mais efetiva que tem mais chances de mudar o comportamento dali para frente”.

Se alguém tenta ofendê-lo, você sempre tem a opção de recusar-se a se ofender, contanto que saiba como exercê-la. Não se pode ser ofendido sem seu próprio consentimento. (Mas pode-se sofrer dano sem consentimento próprio. Vê a diferença?)

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

Outra causa que nos leva a sentir-nos machucados em nossos relacionamentos é a baixa autoestima. Precisamos muito, desejamos receber dos outros a atenção, o amor e a validação que não damos a nós mesmos. Essa é uma fonte inesgotável de dor, porque nunca estamos satisfeitos, nunca é suficiente.

No sentido coloquial, significa duas coisas: 1) Quando você mostra para alguém que essa pessoa fala ou age de um jeito muito errado; 2) Quando a impunidade fica à mostra diante dos injustiçados.

O amor não machuca porque amor não é um simples sentimento, mas sim um estado elevado de consciência. O que faz sofrer é a paixão por ser algo muito intenso, o apaixonado quer se sentir amado e desejado na mesma intensidade, há insegurança pelo medo da perda, há uma mistura de euforia e dor, prazer e amargor.

O poder das palavras de forma prática
Expressamos vontades, angústias e sentimentos através dela. No caso das palavras, quando construímos uma frase e a proferimos, ou escrevemos para alguém, na verdade estamos “transbordando” uma parte do nosso inconsciente.

Dor: Ai!, Ui!, Ah!, Oh!, Meu Deus!, Ai de mim!

Frases de dor na alma repletas de empatia e compreensão. A pior dor do mundo é a invisível, ninguém vê, mas a alma sente e sofre. Eu fiquei desesperado depois de um adeus, ainda ecoa na mente tudo que falou. A dor de alma existe, eu posso afirmar, não tem remédio que faça cessar.