Tem aranha na areia da praia?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

As aranhas-da-areia possuem esse nome por um bom motivo: costumam se enterrar na areia. Esses animais de seis olhos também são conhecidos por outra razão, ainda mais sombria: seu veneno poderoso. Suas picadas causam necrose e sangramento, levando a feridas graves ou até mesmo fatais.

Embora sejam predadoras generalistas, aptas a comer tudo o que caçam, as aranhas em geral capturam pestes inconvenientes e até insetos que transmitem doenças, como os mosquitos.

Geralmente, aranhas são atraídas por insetos que, por sua vez, são atraídos para áreas mais sujas como pilhas de lixo, migalhas no chão, ambientes que tenham algum líquido derramado, etc. Então, evitar insetos é a melhor maneira de prevenir a invasão de aranhas.

Abriga-se sob troncos, palmeiras, bromélias e entre folhas de bananeira. Pode se alojar também em sapatos, atrás de móveis, cortinas, sob vasos, entulhos, materiais de construção, etc.

picnogônidos

Os picnogônidos (Pycnogonida), também chamados pantópodes (Pantopoda), são uma classe de artrópodes conhecidos popularmente como aranhas-do-mar. Estudos anatômicos e moleculares recentes posicionaram os picnogônides dentro dos Cheliceriformes.

Na natureza, as aranhas marrons são encontradas sob cascas de árvores, debaixo de pedras e dentro de grutas. Nas cidades, esses animais se proliferam dentro das residências humanas, onde fazem teias atrás de móveis, quadros, pilhas de madeira e material de construção.

Elas gostam de ambientes escuros, quentes, secos e sossegados. Nas cidades, esse gênero de aranha procura os melhores lugares para fazer o seu ninho, como: buracos, frestas, copa de árvores, atrás dos móveis, madeiras, materiais de construção e entulhos.

Aranhas odeiam tudo que é cítrico. Esfregue cascas de frutas cítricas em áreas onde as aranhas costumam se instalar, como rodapés, janelas e estantes; elas funcionam como repelente para aranhas.

Falando em veneno, mesmo que o chinelo não seja a sua primeira opção e você tente colocá-las para você, você deve ter muito cuidado, pois algumas espécies são muito perigosas. A aranha-marrom, muito comum no Brasil, é responsável pela maioria dos acidentes.

Lagartixas, sapos, rãs, algumas espécies de peixes e pássaros, podem ser considerados inimigos naturais. No Brasil, as espécies de aranhas que costumam causar acidentes com envenenamento humano pertencem aos gêneros Phoneutria , Loxosceles e Latrodectus.

Alguns de seus inimigos naturais são pássaros, lagartixas, sapos, rãs, outras aranhas, insetos, entre outros animais.

Cada espécie de aranha tem características próprias, a aranha-armadeira (Phoneutria nigriventer), também conhecida como aranha-das-bananas, é considerada uma das mais agressivas em todo o mundo.

Picadas de aranha
No entanto, é importante notar que as aranhas raramente mordem os seres humanos e só o fazem se elas se sentem ameaçadas ou provocadas. Em alguns casos, os dentes da aranha não são fortes o suficiente para perfurar sua pele.

Grande parte das aranhas tem hábitos noturnos, e ficam escondidas durante o dia. Em geral, usam as teias como armadilha para capturar os insetos para se alimentar. Mas também existem espécies de aranhas caçadoras que têm a visão e tato mais apurados para ir atrás de suas presas.

Ela pode lançar-se até 50 vezes o seu próprio comprimento de corpo (se você pudesse fazer isso, poderia pular cerca de 90 metros!). Isso é mais longe do que a maioria dos gafanhotos pode pular.

Muitas aranhas passam o Inverno em algum tipo de abrigo ou dentro do seu ovo, preparando-se para eclodir na Primavera. Mas também há dezenas de espécies que se mantêm activas durante os meses mais frios do ano.

Simplificando, são duas respostas - As aranhas possuem pelinhos que ajudam a grudar na parede - Quando a superfície é muito lisa, ocorre um fenômeno natural, onde as patinhas são atraídas para a parede do mesmo jeito que nossos pés são atraídos para o chão.

Aranha-pernuda (inofensiva)
Ela gosta de se abrigar em locais calmos e escuros da sua casa: debaixo ou atrás de móveis, em porões, sob pedras, cantos de parede etc. Seu corpo geralmente é marrom e translúcido.

Elas se alimentam de diversos insetos como ratos, lagartixas, pequenos répteis e anfíbios. Com frequência, a aranha armadeira entra nas casa em busca de alimentos, abrigo e até parceiros sexuais. Locais escuros como as roupas e sapatos, são os mais utilizados para a espécie se esconder.

Dois segmentos no corpo: ao contrário dos insetos, que possuem o corpo dividido em três partes, as aranhas apresentam apenas duas; Oito patas (não confunda as antenas com patas; Elas não possuem asas. Nenhuma espécie de aranha possui asas, independentemente do quanto algum inseto aparentar ser uma aranha.

Aranhas mais venenosas
Ocorrem com frequência na região sul e sudeste do Brasil, onde se abrigam em plantações de banana e terrenos com vegetação alta e entulho. São noturnas, por isso caso entrem numa residência buscam locais escuros para se esconder, como caixas, armários e até mesmo sapatos.