Tem antídoto para chumbinho?

Perguntado por: iesteves5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

"Quando houver a suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol. (uma colher de sopa), que , em contato com o estomago, vira água morna salgada e faz o animal vomitar. Em seguida, dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), que é o melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e chumbinho.

O tratamento é de suporte com atropina para aliviar o broncoespasmo e a broncorreia e administração de cloreto de pralidoxima (2-PAM) para aliviar os sintomas neuromusculares.

O chumbinho causa danos aos sistemas nervoso, respiratório, cardiovascular e digestivo. Após a ingestão, os batimentos cardíacos diminuem e o paciente sente dor abdominal, distúrbios neurológicos e dificuldade de respirar. A contaminação pode ocorrer após respiração ou contato com a pele.

O leite pode ajudar um pouco, protegendo esses órgãos e neutralizando parcialmente o efeito da substância.

Fornecer antídotos específicos (substâncias que eliminam, inativam ou combatem os efeitos do veneno), se disponíveis. Prevenir novas exposições.

Os sintomas típicos de intoxicação por 'chumbinho' são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de 1 h após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, ...

As manifestações clínicas da intoxicação por chumbinho variam conforme a quantidade e o tempo de exposição ao composto, entretanto os sinais se iniciam em menos de 1 hora após o contato.

10 minutos

O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita.

Atropina produz dilatação da pupila e paralisação da acomodação visual, sendo indicada em oftalmologia, para exames de fundo de olho, exames de refração e para prevenir aderências em determinadas inflamações oculares.

Dor, sensação de queimação na boca, garganta ou estomago. Sonolência, confusão mental, torpor ou outras alterações de consciência. Náuseas e vômitos. Diarréia.

Sulfato de Atropina é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.

Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

O aldicarbe, inseticida carbamato utilizado na agricultura para o combate de insetos e nematóides, devido a sua formulação granulada característica, é popularmente co- nhecido como “chumbinho”.

Ainda que fosse uma opção interessante, não existem evidências cientificas de que o leite possa atuar como desintoxicante. Essa foi a conclusão de uma revisão de estudos científicos publicada em 2019 que investigou a eficácia desse costume antigo.