Tem algum vulcão no Brasil?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Vulcão do Fogo

Há no mundo vulcões ativos geograficamente que estão mais próximos do Brasil, como o Vulcão do Fogo, na Guatemala, e o Pico do Fogo, em Cabo Verde.

Em São Gonçalo, o vulcão de Itaúna, em Itaboraí, o vulcão de Tanguá, e o terceiro é o vulcão de Rio Bonito. Há também formações na região das Agulhas Negras no Sul Fluminense. Outro vulcão é o que fica no Morro de São João, próximo à cidade de Casimiro de Abreu na região da Baixada Litorânea.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

O Vulcão de Nova Iguaçu é uma hipótese de trabalho para interpretação geológica das rochas vulcânicas, especialmente rochas piroclásticas, que ocorrem no limítrofe nordeste do maciço Mendanha, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Países com maior número de vulcões ativos
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.

Mauna Loa é um vulcão que se situa na Ilha Havaí, uma das ilhas do arquipélago do Havai. É, em volume, o maior vulcão em escudo na Terra, atingindo os 4169 m de altitude (10.000 metros desde a base) e 90 km de largura.

De acordo com o estudo, o restante do supervulcão é formado por uma gigantesca coluna de 200 km de largura por 400 km de profundidade, encravada abaixo das cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Kilauea, também localizado em território havaiano, é considerado por alguns cientistas como o vulcão mais ativo da atualidade.

Segundo o professor Breno Waichel, do departamento de Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Morro do Cambirela apenas parece um vulcão. O morro tem quase 1.000 metros de altura e é formado por rochas vulcânicas e foi um vulcão há cerca de 500 milhões de anos.

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

Mauna Loa

O maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa, no Havaí, entrou em erupção pela primeira vez em quase 40 anos. O fluxo de lava está contido principalmente no cume, mas os moradores foram colocados em alerta e avisados sobre o risco de queda de cinzas.

Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.

“Há registros de vulcões pretéritos na Chapada Diamantina e em outras regiões da Bahia, como na Serra do Espinhaço. Nesses locais, é possível encontrar basalto, rocha relacionada a derrames vulcânicos”, afirma o geólogo Francisco Duarte, do Museu Geológico da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

Na borda nordeste do maciço Mendanha, Município de Nova Iguaçu, RJ, ocorrem rochas vulcânicas do final do Cretáceo ao início do Terciário (Figura 1).

O suposto Vulcão de Nova Iguaçú fica no local conhecido popularmente por "Serra do Vulcão", parte do Maciço do Gericino ou Serra do Mendanha, dentro do Parque Municipal de Nova Iguaçu. Portanto para visitar deve-se ir ao Parque e de lá seguir em caminhada por uma trilha de mais ou menos 1 hora em direção ao vulcão.

Ademais, sua última erupção foi em 11 de março de 1984. No entanto, para a sorte dos brasileiros, o vulcão mais antigo do mundo não corre o risco de voltar a ativa.

Em Trindade, o extinto vulcão Paredão tem 200 mil anos apenas. Pela sua pouca idade, parte do cone vulcânico se mantém conservado ainda hoje. O outro ponto deu origem ao famoso arquipélago Fernando de Noronha.

Os vulcões adormecidos são os montes que não tem atividade vulcânica há certo período de tempo, mas que ainda podem retomar as erupções. Em primeiro lugar, caracteriza-se os vulcões adormecidos como aqueles que atualmente não estão em atividade.

Os vulcões formam-se nas zonas de convergência, ou seja, nas regiões onde há o choque entre as placas tectônicas (que se encontram sob o material magmático). O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.