Tem algum teste de gravidez caseiro que funciona?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Afinal, o teste caseiro funciona? Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, colunista da CRESCER, não existe nenhum método caseiro com comprovação científica para diagnóstico de gravidez, portanto seu uso não deve ser incentivado.

De todos os testes de gravidez que se pode fazer em casa, o mais confiável é o teste de gravidez que se compra na farmácia, pois identifica a presença do hormônio beta hCG na urina da mulher, um tipo de hormônio que apenas é produzido durante a gravidez.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

O app funciona como um scanner de impressões digitais, para utiliza-la basta pressionar o dedo no scanner em seguida suas impressões digitais será digitalizada e depois só aguardar o processo de análise que irá calcular se deu positivo ou negativo o resultado.

O Teste de Gravidez é um app gratuito para Android, que oferece um questionário para aquelas mulheres que desconfiam que estejam grávidas. Ele não é válido como uma ida ao médico ou exame de laboratório, mas ajuda a ter uma noção das chances de estar esperando um bebê, a partir das respostas dadas em sua investigação.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

O teste do cloro consiste em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Teste de farmácia (urina)
Durante a gestação há secreção de um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana. Este hormônio pode ser testado tanto na urina quanto no sangue materno para realizar o diagnóstico de gestação.

A urina deve ser colocada no copo e logo após o vinagre. Em seguida, deve-se misturar com o palito ou a colher para obter o resultado. Se a urina espumar e mudar de coloração o resultado aponta como positivo.

Logo que a mulher entra no período fértil, o estrogênio é o hormônio dominante, e o muco “clara de ovo” ou mais aguado pode aparecer no cotonete. Depois do período fértil, o muco branco tipo pomada retorna e fica assim até a próxima menstruação ou, se houver gravidez, vai até o final da gestação.

Extremamente simples de fazer, este teste de gravidez caseiro utiliza um sabonete. A urina deve ser colocado no sabonete e se bolhas de ar forem formadas à superfície, é sinal positivo de gravidez.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Desta forma, as mulheres com ciclos regulares já podem desconfiar de gravidez com 5, 6 dias de atraso menstrual. Nesse sentido, o ideal é realizar um teste de gravidez para descartar ou confirmar esta possibilidade.

O corpo da nova mamãe passa por diversas alterações hormonais, sendo o sono em excesso um dos sintomas mais comuns. A mulher sente-me mais cansada. Afinal, gerar uma nova vida pode exigir muito do corpo. Os hábitos noturnos mudam, e a necessidade do descanso se torna mais intensa.

Teste de alho e cebola
No antigo Egito, o alho ou a cebola era colocados perto da vagina da mulher. Pela manhã se o hálito das mulheres cheirava a alho ou cebola, era considerado teste negativo.