Tem algum sobrevivente da 2 Guerra Mundial?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 12 votos

Morre aos 98 anos o último sobrevivente dos soldados que libertaram Auschwitz. David Dushman, o último soldado sobrevivente que ajudou a libertar Auschwitz-Birkenau, morreu no sábado (5), aos 98 anos, disse a comunidade judaica de Munique e da Alta Baviera em um comunicado em seu site.

Como escapar da morte em meio a um conflito de escala mundial? A estimativa do Museu do Holocausto de Curitiba é que de 20 mil a 25 mil judeus sobreviventes da Shoá, como também é chamado o assassinato em massa, tenham conseguido ao vir para o Brasil.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

Morre aos 98 anos o último sobrevivente dos soldados que libertaram Auschwitz. David Dushman, o último soldado sobrevivente que ajudou a libertar Auschwitz-Birkenau, morreu no sábado (5), aos 98 anos, disse a comunidade judaica de Munique e da Alta Baviera em um comunicado em seu site.

Um milhão e meio deles eram crianças. “Mesmo se fossem capazes de trabalhar, as mulheres grávidas eram levadas às câmaras de gás assim que chegavam [aos campos de concentração]. Se conseguiam esconder a gravidez, seus bebês recém-nascidos eram assassinados com injeção legal ou afogados”, explicam Weisz e Kwiet.

Por não terem para onde ir, sem ter quem os acolhesse, muitos sobreviventes tiveram que se permanecer em Campos para Deslocados de Guerra (DPs) estabelecidos no oeste da Europa sob a administração militar das Forças Aliados, no mesmo local dos antigos campos de concentração.

O paulista faleceu em maio de 2022, aos 94 anos. Andor Stern, único sobrevivente brasileiro do Holocausto, faleceu em maio de 2022, aos 94 anos.

As Baixas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial foram proporcionalmente inferiores a de outros exércitos que lutaram em condições semelhantes nas mesmas regiões e em mesmo espaço de tempo. Dos brasileiros morreram 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos. Foram aproximadamente 12 mil feridos nos combates.

Já não há nenhum veterano da I Guerra Mundial vivo, mas felizmente temos o testemunho de muitos dos que a viveram. Na Primeira Guerra Mundial, participaram mais de 65 milhões de militares, dos quais quase 10 milhões, o equivalente a toda a população portuguesa, não regressaram.

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade e contou com a participação brasileira a partir de 1944, com o envio de aproximadamente 25 mil soldados, que lutaram no fronte de batalha do norte da Itália.

Dos 75 mil que lá viviam antes da guerra, cerca de 10 mil sobreviveram, a maior parte escondida ou aderindo à resistência.

Com poucas opções de emigração, dezenas de milhares de sobreviventes do Holocausto, agora desabrigados, migraram para outros territórios do oeste europeu. Naqueles territórios, os sobreviventes foram acomodados em centenas de centros para refugiados e campos para deslocados de guerra.

70 milhões

A Segunda Guerra Mundial estendeu-se de 1939 até 1945. O conflitou resultou morte de 60 milhões a 70 milhões de pessoas, embora existam estatísticas que sugiram que a guerra provocou mais que 70 milhões de mortos. O estopim para a deflagração da guerra foi a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

Batalha de Stalingrado

As batalhas mais sangrentas da História muitas vezes coincidem com os maiores erros militares, o que levou a impasses terríveis. Entre elas estão a Batalha de Stalingrado e o decisivo confronto da Segunda Guerra Mundial entre a Alemanha e a União Soviética.

A Batalha de Berlim foi o desfecho da Segunda Guerra Mundial no cenário europeu. A derrota alemã nessa cidade levou Hitler a cometer suicídio e à queda do Nazismo. A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa.

Lutando ao lado do exército dos EUA, os brasileiros conseguiram expulsar o Exército alemão que ainda resistia no norte da Itália.

Durante a II Guerra Mundial, em 1944, os soldados ganhavam US$ 50 de soldo por mês, ou US$ 676,51, convertendo o valor para o ano de 2016.

O Holocausto começou na Alemanha após Adolf Hitler ter sido nomeado chanceler em janeiro de 1933. Quase que de imediato, o regime nazista alemão (que se autodenominou o “Terceiro Reich”) excluiu os judeus da vida econômica, política, social e cultural alemã.