Tem algum remédio na farmácia para mau hálito?

Perguntado por: rgoulart2 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

As pastilhas de Pondicilina possuem ingredientes antissépticos, que combatem o mau hálito causado por microrganismos existentes na cavidade bucal. São recomendadas também para a profilaxia e tratamento das irritações da boca e garganta.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

Chá de gengibre
O gengibre é um remédio caseiro muito conhecido por tratar o mau hálito, podendo ser consumido in natura. No entanto, o chá da raiz também ajuda a eliminar micro-organismos que causam odor ruim na boca.

Isso se dá quando temos tecidos bucais em putrefação, somado ao acúmulo de bactérias capazes de gerar esses gases malcheirosos. A doença periodontal, muitas vezes, é capaz de aumentar a quantidade de nutrientes que essas bactérias precisam para alterar o equilíbrio bucal.

Limão e bicarbonato de sódio
A acidez do limão ajuda a reduzir os efeitos das bactérias que causam mau hálito. Basta adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio com o suco de um limão em meio copo de água. Depois de fazer o gargarejo com a mistura, lave a boca com água.

Com o estômago vazio, há uma produção maior de suco gástrico, levando seus gases (e o odor) à boca. Alimentos com mais fibras também ajudam na limpeza bucal e, por isso, podem ser chamados de detergentes. É o caso das maçãs, da cenoura e do pepino, que, para ajudar na eliminação de bactérias, devem ser ingeridos crus.

Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.

Um dos maiores sensos comuns foi desmitificado: não! O mau hálito não vem do estômago. “Em 5 mil tratamentos não constatei um único caso em que a halitose tivesse essa origem. Talvez esse seja o maior mito na área da saúde na atualidade”, afirma Maurício.

Refluxo esofágico
Com isso, também ocorre o mau hálito, por conta da do odor do ácido. Além disso, esse problema provoca o aumento de bactérias na boca e a desmineralização dos dentes, isso os enfraquece. Desse modo, gera um forte odor bucal.

Higiene oral
Nos processos de fermentação dos restos de alimentos que ficam na boca, as bactérias produzem enxofre, o odor característico do mau hálito. A maior parte desses restos de alimentos fica depositada na própria língua, entranhada entre as papilas gustativas.

A halitose pode ser ocasionada por uma higiene bucal inadequada ou insuficiente. Quando não escovamos bem os dentes, os resíduos de alimento não são completamente removidos e isso pode provocar um odor ruim na boca. Então, a recomendação principal para combater o mau hálito é escovar os dentes após cada refeição.

O mau hálito pode se tornar preocupante quando é um indicativo de doenças mais graves, como problemas renais, gastrointestinais, diabetes descompensada, hipoglicemia e úlcera. "A causa para o mau hálito pode ser multifatorial e pode ter relação com uma condição sistêmica.

Use o Limão
Não apenas a ingestão do limão pode ser efetiva no combate ao mau hálito, mas seu uso para umedecer a boca pode ser uma ótima solução. Afinal, uma das causas da halitose é a desidratação. Portanto, usar algumas gotas de limão na língua aumentará a salivação da boca e evitará o mau hálito.

Suco de limão não combate mau hálito, é mito
Ao contrário do que se pensa, o suco de limão não ajuda a prevenir o mau hálito e, na verdade, a ingestão frequente dessa bebida pode até mesmo ser prejudicial à saúde dos seus dentes, segundo Maurício.

Existem formas eficientes de manter a saúde bucal em dia também. O enxaguante de bicarbonato de sódio, por exemplo, ajuda muito a desinfetar a boca e deixá-la livre do mau hálito.

Escove os dentes e use fio dental regularmente
O mau hálito pode, também, vir do tártaro ou de restos de comida acumulados entre os dentes. Por isso, é preciso utilizar o fio dental diariamente para limpar os locais em que a escova não tem acesso.

Mito. Se a pessoa tentar sentir seu o próprio hálito, fazendo o formato de uma concha com suas mãos em torno da sua boca e nariz, expirando e cheirando, na maioria dos casos, irá sentir o próprio cheiro das mãos.

A escovação dentária com creme dental com flúor previne as doenças bucais comuns, como cárie. A especialista recomenda que a limpeza seja feita pelo menos duas vezes por dia, após as refeições. “E particularmente antes de dormir.