Tem algum problema usar o celular enquanto carrega?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Não é prejudicial usar o celular enquanto ele está carregando, desde que você use o carregador apropriado e o celular esteja em boas condições.

Posso usar o aparelho enquanto ele está carregando? Não recomendamos, você pode usar o aparelho com recursos básicos normalmente. Porém, se usar os aparelhos em jogos ou aplicações pesadas o aparelho pode aquecer. *Usar o aparelho durante o carregamento pode aumentar o tempo de carregamento.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Segundo fabricantes de smartphones, o ideal é manter a bateria de celulares entre 20% a 80% para garantir a vida útil. Usar carregador falso pode prejudicar muito a bateria do seu celular por não fornecer a mesma corrente estipulada pelo fabricante.

Ao ativar a opção, o smartphone para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada.

Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo. Talvez essa seja a melhor decisão para o seu smartphone. Segundo alguns especialistas, essa pode ser uma boa escolha para a vida útil do aparelho, por mais incrível que possa parecer.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.

Superaquecimento. Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

Especialista alerta sobre os perigos em utilizar o celular conectado ao carregador. Pode parecer exagero, mas utilizar o celular enquanto ele carrega na tomada pode sim, ser bastante perigoso. Essa prática pode ser letal em algumas ocasiões.

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Muita gente pode se perguntar se usar o celular no modo economia de energia vicia. Porém, os smartphones contam faz tempo com tecnologia que impede a bateria de viciar, ao contrário de modelos mais antigos.

Como carregar o celular corretamente

  1. Pode deixar o celular carregando durante a noite.
  2. Evite deixar chegar a 0% para recarregar.
  3. Primeira recarga é igual a qualquer outra.
  4. É sempre melhor usar o carregador original.
  5. Recarga rápida requer componentes especiais.
  6. Recarga sem fio funciona, mas é mais demorada.