Tem algum problema usar manteiga vencida?

Perguntado por: laguiar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Consumir a manteiga deixada muito tempo fora da geladeira pode causar intoxicação alimentar.

Manteiga e margarina: ótimos acompanhamentos do pãozinho, e também muito utilizadas na culinária em geral, a manteiga e a margarina costumam ter a validade de 9 meses enquanto fechadas (e de um mês após abertas).

Portanto, vale ficar de olho no produto: se ele estiver com um odor ruim e com um gosto azedo, é hora de descartá-lo. E lembre-se sempre de seguir as recomendações de conservação e o prazo de validade. Contudo, manteiga rançosa nem sempre é sinônimo de estragada.

Por isso, fique atento aos prazos recomendados de consumo: os alimentos naturais, por exemplo, têm menor data de validade, assim, o prazo depende do armazenamento e perecibilidade do alimento. “No geral, se bem armazenados, dura de 3 a 7 dias (em resfriamento)”, ressalta a nutricionista.

Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.

Não tem bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela. Ou seja, nem as moscas nem os mais pequenos microrganismos se interessam por aquilo. Não há ali nada de bom.

A margarina não estraga, apodrece ou cria bolores se ficar exposta, já que possui uma grande quantidade de adjetivos exclusivos para a sua preservação.

Alguns alimentos vencidos podem ser usados para alimentar animais, principalmente porcos. Por isso, procure em sua região algum local que possa ter interesse nesses produtos. Dica importante, faça isso antes de ter que lidar com essa situação.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

Para tirar o "ranço" à mateiga, cobre a manteiga, durante 15 minutos, com água fria com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, depois lava-a em duas águas.

Ainda assim, há outras preocupações, como evitar o desperdício, e é bom saber que há alimentos que não se estragam, pelas suas características, têm validade quase infinita se conservados adequadamente.
...

  • Açúcar e sal. ...
  • Vinagre. ...
  • Arroz. ...
  • Feijões secos. ...
  • Bebidas espirituosas. ...
  • Café instantâneo.

Manteiga aumenta o nível de colesterol de lipoproteína de baixa densidade no sangue, mesmo quando consumido em quantidades moderadas. O que se sabe, em geral, é o potencial benefício da substituição de gorduras saturadas por insaturadas, especialmente quando estas últimas são fornecidas por óleos vegetais.

Hoje eu trago uma dica bem simples de como tirar o ranço da manteiga. Coloque a manteiga em um recipiente e cubra com uma mistura de 200 ml de água bem fria e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Você vai manter a manteiga nessa mistura por 15 minutos.

Apesar de parecer inofensivo, comer um alimento vencido pode ocasionar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia coli e Salmonella spp. Elas causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte.

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

produto inadequado ao fim a que se destina. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando você compra um produto impróprio para o consumo, seja com prazo de validade vencido, avariado, ou qualquer outro defeito, o lojista ou o fornecedor tem o prazo de 30 para trocar ou consertar esse produto.