Tem algum problema primos terem filhos?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

Graus de parentescos maiores que primos é necessária a avaliação com médico geneticista para o casamento civil ter validade. Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.

O relacionamento entre primos ou outros graus de familiares é denominado consanguinidade. Em qualquer grau de parentesco as pessoas compartilham informação genética em comum, por isso existe um risco maior que um casal consanguíneo coincida em variantes genéticas.

O casamento consanguíneo é o casamento entre membros de uma mesma família. Em termos legais, existem dois tipos: casamentos entre primos e casamentos avunculares (entre tios e sobrinhos).

O namoro entre primos é mais comum do que muita gente imagina. Mas será que essa relação é tão simples assim? Quem traz a polêmica novamente à tona são os pombinhos Sinval (Kayky Britto) e Fátima (Bianca Bin), namorados e primos de primeiro grau na trama de "Passione". - Nunca tive nenhum namorico com minhas primas.

É permitido no Brasil, onde a proibição do casamento entre parentes vai até parentes de terceiro grau - e primos são considerados colaterais em quarto grau.

A Lei Federal nº 14.138/21 permite a realização do teste em parentes consanguíneos. A medida é aplicável em duas situações: quando o suposto pai biológico estiver morto ou sem paradeiro conhecido.

Como a vedação do casamento vai até o terceiro grau, primos podem casar entre si, de acordo com a legislação. Estes são os impedimentos matrimoniais decorrentes de parentesco.

A paixão por primos tem mais raiz infantil ainda, porque foi uma experiência real que a pessoa se lembra. Quando essa sexualidade infantil sobre primos sobrevive, aí há amor entre primos que estão se entendendo. Não é algo só proibido pela sociedade, mas algo proibido pela genética.

No Brasil o casamento entre primos em primeiro grau é permitido, mas em alguns outros países é proibido. Se você mora noutro país descubra o que a lei diz. A Bíblia diz que devemos obedecer à lei (Tito 3:1).

Nossos primos, segundo a lei brasileira, são nossos familiares de quarto grau, pois temos quatro pessoas até chegarmos neles: nós mesmos, nossos pais (primeiro grau), nossos avós (segundo grau), nossos tios (terceiro grau) e, finalmente, nossos primos.

Todo casal mesmo que não da mesma família tem 3% de chances de ter filhos com problemas genéticos1, riscos esses que são aumentados para 6% nos casais com a mesma consanguinidade e para 7 a 8% para os casais que tiverem os mesmos códigos genéticos e defeituosos, bem comum encontrar em primos de primeiro grau.

Quanto mais próximo o parentesco, maior risco de doenças
Quanto maior o grau de parentesco, mais aumenta o risco de o filho de pessoas da mesma família ter doenças genéticas, afirma Carolina Fischinger Moura de Souza, especialista em genética médica.

Honra teu pai e tua mãe; que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:1–4).

Considerado um pecado abominável para muitos, principalmente para religiosos, o casamento entre primos é algo normal em muitas culturas. Presente especialmente no Oriente Médio, no sul da Ásia e no norte da África.

O casamento consanguíneo é o casamento que acontece entre parentes próximos, como tios e sobrinhos ou entre primos, por exemplo, o que pode representar risco para uma futura gestação devido a maior probabilidade de herança de genes recessivos responsáveis por doenças raras.

Nossa lei penal estabelece uma idade mínima para relações íntimas, que é quatorze anos, nos termos do artigo 217-A do Código Penal .

Quem é que nunca ouviu falar de um caso de paixão entre primos? É normal o adolescente se apaixonar por pessoas próximas. Quando um sentimento começa a nascer dentro de nós, ele não escolhe hora, lugar e nem tampouco a pessoa. Nesta hora, o cupido pode acabar flechando alguém da família.

O Código Civil apenas proíbe as uniões civis entre parentes.

Façam coisas legais juntos.

  1. Esbanje bom humor! Nada melhor do que uma pessoa que nos faz rir; isso certamente fará com que o seu primo aprecie a sua presença.
  2. Seja flexível nas suas atitudes. ...
  3. Não deixem para se ver só nos encontros de família.