Tem algum problema não fazer a morfológica?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O morfológico não é um exame obrigatório, muito menos emergencial, mas é extremante aconselhável, pois permite descobrir alterações anatômicas, estabelecer plano diagnóstico e terapêutico. Quanto mais cedo for possível tratar certos problemas, melhor.

Segundo a Fetal Medicine Foundation, a mais respeitada instituição de ensino de medicina fetal, este exame pode ser realizado entre 18 e 24 semanas pois é onde se consegue uma melhor visualização do feto.

É consenso médico que toda gestante deve fazer, ao menos, quatro ultrassons. O primeiro deles logo no comecinho da gravidez, entre 5 e 8 semanas, realizado via transvaginal.

A idade gestacional sugerida para realização deste exame é entre 20 e 24 semanas de gestação. Neste exame podem ser detalhados achados do Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto.

Você pode fazer o ultrassom morfológico com 25 semanas. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Quais são os ultrassons mais indicados durante a gravidez?

  • Ultrassom Inicial Transvaginal. ...
  • Ultrassom morfológico de primeiro trimestre com Doppler colorido. ...
  • Ultrassom morfológico de segundo trimestre com medida de colo uterino. ...
  • Ecocardiografia fetal com Doppler colorido. ...
  • Ultrassom obstétrico com Doppler colorido.

Enquanto o obstétrico pode levar até 20 minutos, o ultrassom morfológico dura de 20 até 40 minutos, fazendo também mais imagens do bebê. O ultrassom morfológico tem imagem com melhor definição. Quando realizado a partir da 20ª semana, o exame identifica o sexo do bebê com 70% de precisão.

Ultrassom morfológico do 1º trimestre
A ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre de gravidez, é realizada entre a 11ª e a 14ª semanas (preferencialmente entre a 12 e 13ª semanas).

5. Qual é o valor de uma Ultrassom Morfológico? O Ultrassom Morfológico é um exame um pouco mais caro que o ultrassom normal, mas que vale cada centavo de investimento. O valor do exame varia muito de lugar para lugar, tendo uma média de 150 a 500 reais.

É recomendado fazer o ultrassom morfológico no segundo trimestre, entre as 18 e as 24 semanas de gestação, pois é quando o bebê já se encontra suficientemente desenvolvido.

Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Você pode inclusive ver seu abdome se mover. Seu útero está cerca de 5 cm acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal.

Osso Nasal
Uma das características mais evidentes na Síndrome de Down é o osso do nariz pequeno, aparentemente achatado, sinal que aparece devido a hipoplasia ou ausência daquele osso.

Os exames mais precisos para diagnosticar a Síndrome de Down durante a gravidez são feitos através da coleta de uma amostra do líquido que fica em volta do bebê (amniocentese) ou de um pequeno pedaço da placenta (biópsia de vilo corial, BVC) para pesquisar os cromossomos anormais que existem na síndrome entre 11 e 14 ...

O ideal é utilizar o primeiro ultrassom da gestação, quanto mais cedo for feito, melhor.

Ultrassom morfológico: feita entre a 28ª e a 32ª semana, avalia cada parte do corpo do bebê, e pode ser feito com Doppler, para analisar o fluxo sanguíneo e o cordão umbilical.

No primeiro, tem índice de acerto de cerca de 70%. No segundo, quando o feto já está bem desenvolvido, com os contornos mais definidos, a confiabilidade chega a 90%, conforme o Colégio Brasileiro de Radiologia.

Este tipo de ultrassom pode durar até 40 minutos e as imagens são vistas na hora, podendo também serem registradas junto ao laudo descritivo dos resultados. O exame é seguro, indolor e a paciente não precisa de preparo e nem repouso.

Nesse estágio, o tamanho do bebê é de cerca de 31.8 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 22.4 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma couve flor. O peso do bebê nessa semana é cerca de 778 gramas. As glândulas supra-renais estão bem desenvolvidas e já liberam cortisol.

A Ultrassonografia morfológica do segundo trimestre estuda detalhadamente a anatomia fetal, rastreando com mais eficiência possíveis anomalias, além de fornecer, com maior definição e número de imagens, as informações sobre o desenvolvimento fetal.

A idade gestacional ideal é de 22 a 24 semanas para a realização do ultrassom morfológico. Porém com 24 sem e 6 dias ainda se tem uma boa avaliação fetal.

O que é possível ver no ultrassom 4D? Mais do que ver o filho em tempo real, as imagens do ultrassom 4D são muito mais nítidas e possuem melhor qualidade, proporcionando uma experiência única para os pais. Ele possibilita, por exemplo, a visão de traços bem definidos do rosto, pés e mãos do bebê.