Tem algum problema homem se depilar?

Perguntado por: ivieira3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Além da irritação causada na hora, a retirada dos pelos do rosto com lâmina costuma provocar intensa coceira e promover o aparecimento de pelos encravados. Conforme o tempo passa, o homem pode acabar arrancando-os com a própria lâmina, causando sangramentos, feridas e até cicatrizes na face e no pescoço.

Pelos masculinos: 4 lugares que os homens deveriam depilar

  1. Barba. Seja por questões profissionais ou estéticas, muitos homens recorrem diariamente à lâmina para eliminar os pelos do rosto. ...
  2. Costas e peito. ...
  3. Ouvidos e nariz. ...
  4. Partes íntimas.

VANTAGENS DA DEPILAÇÃO MASCULINA

  • Melhor desempenho no desporto. Os homens desportistas sabem-no: é melhor "sem" do que "com". ...
  • Um aspeto mais estético. ...
  • Mais higiene e bom odor. ...
  • Mais conforto e saúde.

Um levantamento feito pela revista norte-americana Men's Health revela que… não. Os homens não devem depilar-se.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

No Brasil, chega a 28%. A maioria dos adeptos é de homens jovens, entre 18 e 34 anos, que se preocupam com a aparência e a higiene.

A depilação total também conhecida como “lisinha” foi eleita a preferida deles. Em segundo lugar ficou a “Pista de pouso”, seguida do empate do “Moicano” e “Martini” e por fim o “Infarto”.

Aliás, o suor, em si, não é o responsável por causar cheiros ruins na área das axilas, mas as bactérias que degradam as substâncias dele, sim. Por isso, para evitar o acúmulo do sebo, você pode manter suas axilas raspadas, utilizando, para isso, aparelhos de barbear que estejam com lâminas novas.

Em esportes que exigem muito esforço físico, elas são essenciais para a saúde e o bem-estar do atleta. Às vezes, também se tornam necessárias para tratar cãibras durante os exercícios. A pele depilada torna a massagem mais fácil para o atleta e para o massagista, evitando o desconforto dos pelos sendo puxados.

A sua principal função, na espécie humana, pode ter sido a protecção dos órgãos sexuais contra o frio. Uma função secundária, observada em alguns estudos, é o estímulo pelo atrito durante o acto sexual.

Seja por estética, conforto ou até para melhorar a performance, no caso dos atletas, depilar a barriga é uma prática comum entre o público feminino e masculino. É preciso, no entanto, utilizar procedimentos seguros e confiáveis para eliminar os pelos da região.

Do lado oposto, estão os que defendem que se deve depilar as axilas por uma questão de higiene, mas a publicação dedicada aos homens esclarece que tal não e fator decisivo. “A limpeza é crucial”, aponta, mas pode ser garantida com apenas água seguida de um bom desodorizante.

Não prevenir ou tratar problemas causados pela lâmina. Raspar as pernas com lâmina encrava os pelos e deixa a pele irritada, causando marcas e cicatrizes. Para evitar esse problema, faça uma esfoliação corporal duas vezes por semana para soltar o pelo que está preso na pele.

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Uma lâmina afiada pode remover células secas e escamosas junto com os pelos do corpo. Por isso, depilar corretamente ajuda a manter sua pele saudável.

Segundo a dermatologista Helena Zantut, a lâmina retira uma camada superficial da pele e pode causar pequenos traumas, como cortes e pelos encravados.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

Em alguns casos, podem ocorrer traumas locais, como pequenos cortes, que favorecem o surgimento de infecções. “A pele lesada pós-depilação fica mais suscetível à invasão pelas bactérias presentes por ali mesmo. Depilação sempre é um método traumático para a pele – seja via lâmina, cera ou mesmo laser.

Segundo o Guia Prático de Condutas: Higiene Genital Feminina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a depilação é um hábito de higiene, que impede o corpo de acumular fungos e bactérias causadoras de infecções, mau cheiro e irritação.

Os homens metrossexuais se vestem bem, usam roupas e acessórios elegantes, fazem depilação e usam cosméticos para a pele e cabelos. Mas isso não tem a ver com sua orientação sexual. O metrossexual pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual, não importa.

A cera fria e morna podem deixar o corpo liso por até duas semanas, já os métodos duradouros, como a fotodepilação e a depilação a laser, retiram o pelo completamente após algumas sessões e só requerem manutenção a cada seis meses para evitar que eles nasçam novamente.