Tem algum problema comer macarrão cru?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Fazer a ingestão do macarrão cru pode ser potencialmente prejudicial. O corpo humano possui dificuldade em fazer a digestão de massas cruas, então devemos evitar ao máximo, visto que não há como obter nutrientes desse alimento comendo-o dessa forma. Além disso, também existem riscos de intoxicação alimentar.

Posso comer miojo cru? A massa do miojo é pré-assada e depois frita ainda na fábrica. Por isso, o macarrão instantâneo que compramos no mercado não vem totalmente cru. Mesmo assim, o recomendado é que essa massa seja preparada (cozida ou assada) antes de se comer.

Como dito acima, um dos problemas associados ao consumo do produto cru se deve ao seu teor de sódio, que está presente tanto na massa quanto no tempero em pó que acompanha o produto.

A marca de macarrão com produtos contaminados é a Keishi, criação da empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão. Os lotes foram fabricados entre 25 de julho e 24 de agosto de 2022. A venda foi proibida assim que tiveram conhecimento da substância tóxica nos produtos.

O macarrão, por ser rico em carboidratos, ter fácil digestão e baixo custo é muito utilizado pela população em geral e pelos atletas. Afinal, os carboidratos são a principal fonte de energia para as células e indispensáveis para a prática esportiva.

Estudos científicos comprovam que as massas podem e devem entrar nas refeições diárias de qualquer pessoa. A quantidade ideal de carboidrato (massas, cereais, pães) é de 6 a 11 porções por dia.

Também não é recomendável que o pet coma macarrão cru.
Já que esse alimento é feito para ser consumido cozido, sem o preparo, o cachorro não conseguirá digerir ele de forma natural. Além disso, seu amigo pode acabar se engasgando com os pedaços do alimento cru.

O consumo exagerado miojo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, cada pacote de miojo, por norma, contém o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia.

Os dois são carboidratos, fonte de energia, possuem o mesmo índice glicêmico e calorias parecidas. Na hora de escolher um dos dois é preciso atenção aos acompanhamentos. Os carboidratos em si não engordam. Tudo depende da forma que você consome.

Esta fritura, por sua vez, adiciona uma quantidade maior de calorias em relação ao macarrão tradicional: 100 gramas de macarrão normal cru possuem 359 calorias e a mesma quantidade de miojo contém 477 kcal, ou seja, 33% a mais. É um aumento considerável não só de calorias, mas também de gorduras na sua dieta.

A diferença entre miojo (macarrão instantâneo) e o macarrão tradicional não é só o "tempero". A massa do miojo é imersa em óleo (FRITURA) para seu pré cozimento, após é resfriada para ser embalada.

Versão integral é melhor. Algumas marcas apresentam uma versão integral do miojo, que tradicionalmente é feito apenas com farinha branca. A presença de farinha integral deixa o macarrão um pouco mais saudável – principalmente se não utilizar o tempero.

Na realidade o macarrão sempre foi presente na dieta chinesa, mas sabemos que o macarrão instantâneo tem uma série de aditivos que transforma radicalmente o valor nutricional e calórico do alimento. Mas que esses números são interessantes, isso são! Zái Jiàn!

Apesar do miojo não ser um alimento saudável, é possível sim consumi-lo com moderação em uma dieta equilibrada. Entretanto, mesmo quando consumir esporadicamente, é possível usar o bom senso para que ele seja menos prejudicial à saúde.