Tem algum problema comer deitado?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Ao comer deitado, você comprime os órgãos do sistema digestivo e, com isso, dificulta o processo da digestão, o que causa desconforto e pode aumentar o risco da doença do refluxo gastroesofágico. Outro fato que atrapalha sua saúde é que comer deitado leva à mudança na taxa de esvaziamento gástrico.

Detalhes. Geralmente, quando se come em pé, é por motivo de pressa e ansiedade, o que ocasiona estresse. E estresse repercute negativamente na digestão. Quem come com tranquilidade deixa o estômago relaxado para receber o alimento.

Além da má digestão, há piora na qualidade do sono. Vale dizer, ainda, que ao dormir com o estômago cheio são liberados hormônios que também impactam na forma como as gorduras são processadas e absorvidas pelo organismo. Assim, há maior chance de você ganhar peso.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

7 coisas que você não deve fazer após as refeições

  1. Dormir. Dormir logo após comer, faz seu estômago queimar durante a noite, o que provoca desconforto, inchaço e padrões de sono estranhos. ...
  2. Fumar. Obviamente fumar não é recomendado em nenhum momento. ...
  3. Tomar banho. ...
  4. Comer frutas.

São liberados hormônios no processo de absorção de alimentos. Portanto, se o paciente comer e logo ir dormir, esses mecanismos hormonais podem ter impactos negativos no organismo, e alguns desses impactos incluem ganho de peso ou mesmo obesidade.

Facilita a digestão
Essa é uma simples questão do efeito da gravidade sobre nós. O estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Então, deitar-se sobre esse lado do corpo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente.

No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante. Também não há problema em nadar após ingerir alimentos leves e pouco volumosos, como sorvetes e frutas, por exemplo.

A prática colabora para a proliferação de bactérias e até mesmo de insetos que são atraídos pela matéria orgânica. O professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) Jorge Kleber Chavasco, especialista em microbiologia, não recomenda que alimentos sejam ingeridos no ambiente onde dormimos.

Os resultados do estudo também mostram que comer durante a caminhada desencadeia um aumento anormal do apetite na comparação com outras formas de distração, tais como ver televisão ou ter uma conversa com um amigo.

O que acontece é que à penumbra é preciso forçar mais a vista, o que pode gerar cansaço visual e dor de cabeça. A história de que comer no escuro pode causar descolamento de retina, uma vez que as pupilas se dilatam e o maxilar às pressiona, é mito, diz Almeida Junior.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

Beber água antes de dormir acelera o metabolismo, melhora o sono, repõe nutrientes e minerais e contribui para homeostase corpórea. Porém, não é aconselhável uma ingestão grande antes de dormir, pois pode gerar a necessidade acordar durante a noite para urinar.

Quem vai dormir de barriga vazia tende a sentir uma fome desproporcional no café da manhã e acaba ingerindo mais alimento do que deveria”, resume a endocrinologista Albertina Gomes Rodrigues.