Tem algum inhame venenoso?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia.

Inhame do seco ou taiá-japão e Inhame de porco
Outra característica que distingue os dois gêneros é o formato das folhas, sendo que as Xanthosomas possuem uma fenda que vai até o pecíolo enquanto nas Colocasias a fenda é parcial.

E, a título de curiosidade, a raiz da taioba verdadeira também é comestível e muito parecida com o inhame.

O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia.

É possível que você já tenha ouvido falar que consumir inhame cru faz mal para a saúde. No entanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira - apenas o inhame taro (um tipo específico do tubérculo) pode causar sintomas como queimação no estômago ou diarreia caso seja consumido cru e em excesso.

Como comprar: o inhame bom para consumo deve ser firme, mas também não deve ser muito duro. Geralmente apresenta raízes pequenas e ralas. Como limpar: descasque com uma faca sob água corrente. Lave bem depois de descascado.

Schott., que é aquela cujo formato lembra uma batata, por ser redonda, mas com a casca mais escura e arroxeada, também é chamada de inhame para quem mora na região Sudeste, mas o nome correto é taro.

Assim, ficou definindo que inhame é a mesma coisa que cará, e se refere ao alimento de origem africana e de nome científico Dioscorea cayanensis Lam. Já o que no sudeste é chamado de inhame, na nomenclatura padronizada ficou definido como taro, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.)

Já o inhame possui um formato mais arredondado e uma quantidade maior de pelinhos. Fora esse fator, essas raízes também podem variar em termos de cor: existem inhames e carás com polpa roxa, amarela, branca ou até mesmo rosada.

Quando descascado, o inhame libera uma viscosidade que contém oxalato de cálcio, composto químico que pode causar reações alérgicas como coceira, irritação e vermelhidão na pele. Para contornar o incômodo, deixe o alimento de molho durante seis horas antes de consumi-lo.

As manchas escuras são resultado da ação da enzima polifenoloxidase. Embora elas não signifiquem que o alimento estragou, seu aparecimento deixa a comida bem menos apetitosa.

“A recomendação é ir para um hospital, porque muitas pessoas podem ter uma reação alérgica que parece com um choque anafilático, é uma reação muito violenta do corpo, em que a garganta fecha, pode dar edema de glote, que é muito perigoso.

O chá de inhame pode ser consumido tanto por homens quanto por mulheres, pois é capaz de fortalecer o sistema imunológico, melhorar o processo digestivo, controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.

Também conhecido como inhame do brejo ou inhame de porco, esse rizoma é considerado uma panc (plantas comestíveis não convencionais) e pode chegar a 2 metros de comprimento e alguns bons quilos de peso. É rico em em vitaminas do complexo B, auxilia o sistema imunológico e é considerado um depurativo do sangue.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas. Por isso, mãos à obra: é preciso lavar e cozinhá-lo (por 40 minutinhos ou até ficar macio).

O cozimento do tubérculo pode abrandar os efeitos fisiológicos do Ácido Oxálico.

Desta última forma ele poderá durar meses:

  1. Lavá-lo bem em água corrente;
  2. Colocá-lo em um recipiente em que fique submerso em água filtrada;
  3. Trocar a água do demolho a cada 12 horas;
  4. Desprezar a água, para que parte dos antinutrientes também seja desprezada;
  5. Lavar bem e consumir da forma desejada.

Dica: o inhame cru faz mal? apenas um tipo de inhame não deve ser consumido cru: o inhame taro, pois pode pode causar sintomas como queimação no estômago ou diarreia. Bata o inhame com a água e o suco de limão no liquidificador por 2-3 minutos.

Inhame traz benefícios para o sangue
Por isso, o sistema sanguíneo é um dos mais beneficiados pelo consumo do tubérculo, e o organismo diminui as chances de desenvolver problemas sérios relacionados à falta dessa substância, como é o caso da anemia.

Outro modo de remover essa “baba” é colocando o inhame cru e descascado (use luvas para isso) em uma bacia com agua e um pouco de vinagre. Deixe-o de molho por cerca de dez minutos, escorra a água e coloque-o para cozinhar do modo da sua preferência.

Continuar lendo Qual inhame e venenoso?