Tem algum exame que detecta depressão?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

O depressivo pode ter vários desconfortos gastrointestinais, como dor de estômago, náusea, cólicas, constipação, diarreia, azia, entre outros. A influência da ansiedade e do estresse, praticamente constantes durante os episódios depressivos, também causam muito desconforto emocional.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Pensando nisso, separamos 6 sinais de alerta que indicam quando procurar um Psiquiatra:

  • Grandes mudanças de humor.
  • Dores constantes.
  • Distúrbios de sono.
  • Vontade de se ferir ou pensamentos suicidas.
  • Dificuldade de concentração.
  • Compulsões (compras excessivas, sexo, manias de limpeza, entre outros).

Causas: A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, pessoas que não tratam a depressão podem morrer até 25 anos mais cedo do que a média de vida normal, devido, principalmente, às mudanças químicas no cérebro e efeitos progressivos.

A diminuição da velocidade de raciocínio está entre os sintomas da depressão. Isso porque pessoas deprimidas ficam com o pensamento mais lento e demoram mais para entender algo. Em muitos casos, elas se perdem em suas próprias falas e ideias. A sensação é de que existe uma neblina mental atrapalhando seus pensamentos.

O primeiro dos sintomas da depressão pode ser a fraqueza do corpo. A manifestação ocorre, principalmente, nas pernas. Sendo assim, a sensação de incapacidade também está presente. Logo, a fadiga é resultado de um desânimo geral.

Entre os comportamentos típicos, pessoas depressivas tendem a se desinteressar por coisas que gostavam de fazer, ficam com uma sensação de tristeza, têm insônia ou dormem demais, além de fadiga ou fome excessiva, cansaço excessivo, ganho ou perda de peso, apatia, sentimento de culpa, falta de concentração e, em casos ...

Diferença entre ansiedade e depressão
Mas, em geral, a ansiedade é uma preocupação excessiva ou um transtorno/medo do que está por vir. A depressão está mais relacionada à estagnação, falta de algo ou indiferença em relação ao que aconteceu.

Sinais de piora da depressão
Soma-se à escalada da intensidade desses sintomas, de acordo com Astete, aquele desconforto no estado emocional que faz surgirem reflexos físicos como aperto no peito e sensação angustiosa que envolve a garganta.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Surtos depressivos: um humor depressivo e uma perda de interesse ou prazer são os sintomas-chave da depressão. O paciente pode dizer que se sente triste, inútil e liquidado, desesperançoso com uma espécie de dor emocional agonizante. Aproximadamente 2/3 dos indivíduos deprimidos pensam no suicídio e 10 a 15% o cometem.