Tem algum deserto no Brasil?

Perguntado por: ageraldes2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Quando se fala em deserto, dificilmente as pessoas vão imaginar a sua existência no Brasil. Isso porque, o país é rico em áreas verdes, com fauna e flora abundantes. No entanto, de acordo com estudos, o país tem, aproximadamente, quatro áreas desertificadas, que podem ser encontradas no Piauí, Ceará e Pernambuco.

ainda o deserto pode ser espaço vazio, não somente lugares quentes e arenosos. mas no conceito mais usual, não existem desertos no brasil porque as chuvas são suficientes em quase todas as paisagens.

O desmatamento e as mudanças climáticas impulsionaram o surgimento de um deserto do tamanho da Inglaterra na região semiárida do Brasil. Cerca de 12,85% do semiárido brasileiro enfrenta processos avançados de desertificação. Como a região semiárida tem cerca de 982 mil km², a porcentagem equivale a 126 mil km².

SAARA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO
Sim, o nosso Saara está localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. Esse não é deserto, e sim um dos maiores centros comerciais a céu aberto na cidade. Por sua fácil localização é possível chegar no Saara, utilizando o metrô. A estação mais próxima é a Uruguaiana.

Caatinga

A Caatinga: Riqueza Exclusiva Brasileira
É um ecossistema totalmente único no mundo, com uma imensa biodiversidade que se adaptou há milhares de anos ao clima semi-árido da região com longos períodos de secas.

O desmatamento, as queimadas e as mudanças climáticas deixam a Amazônia cada vez mais perto de um ponto irreversível, a partir do qual a regeneração da floresta se tornará inviável, e a área tenderá a se transformar num grande deserto. A desertificação da floresta terá impactos “catastróficos” para o clima do planeta.

O Clima da Região Nordeste possui essa predominância porque a região fica localizada na zona intertropical da Terra, área próxima à linha do Equador. Nesses locais, os raios de sol incidem com grande intensidade sobre a superfície, por isso a temperatura da Região Nordeste fica elevada praticamente durante todo o ano.

Saara

Considerado o maior deserto quente do mundo, o Saara encontra-se em expansão. Cresceu cerca de 10% no último século e hoje ocupa uma área de quase 7,4 milhões de quilômetros quadrados (km2), um pouco menor que a do Brasil.

O assim chamado Deserto do São João ou Deserto dos Pampas é uma área localizada no município de Alegrete, região sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, calculada em aproximadamente 200 hectares de areia segundo levantamento realizado em 1999.

Com visitação organizada há pouco mais de 15 anos, Lençóis Maranhenses são opção sem igual para viagens de maio a agosto. Você está no meio de um deserto. O sol é forte e o vento constante joga a areia branca contra o seu corpo cansado e suado, mas calma: atrás de cada uma das dunas à sua frente há um oásis.

d. Desertor - o militar que se ausentar, sem licença, da Unidade em que serve, ou do lugar em que deva permanecer, por mais de 8 (oito) dias (art 187 do Código Penal Militar); pena de detenção de 6 (seis ) meses a 2 (dois) anos. e. exercer cargo público.

Lençóis Maranhenses
Localizado entre os rios Parnaíba, na divisa com o Piauí, e os alagadiços próximos à Baía de São Marcos, onde fica a capital maranhense, São Luís, o local é formado quase que sempre de altas dunas brancas de areia muito fina.

Antártid, ou deserto Antártico, é conhecido como o mais seco, frio, e com maior média de altitude e maior índice de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa já registrada foi na Antártica, na Estação Vostok, em 1983, de -89,2°C.

Os maiores desertos do mundo

  • 5º – Deserto do Kalahari (930.000 km²)
  • Deserto de Gobi (1.125.000 km²)
  • Deserto da Arábia (1.300.000 km²)
  • Deserto do Saara (9.000.000 km²)
  • 1º Antártida (14.000.000 km²)

Esse cheirinho de “terra molhada” se dá por causa de uma substância química chamada de geosmina, palavra grega que significa “aroma da terra”. Essa substância é produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor, uma bactéria inofensiva que vive em quase todos os tipos de solo.

O deserto de Atacama fica em uma região denominada “sombra de chuva”, que determina sua localização geográfica: entre a Cordilheira dos Andes, que bloqueia o ar úmido proveniente do Amazonas, e a Cordilheira da Costa, que se interpõe entre as correntes que chegam do Oceano Pacífico.

Seus perigos incluem calor ou frio em excesso, tempestades de areia e enxurradas.