Tem algum bicho no Mar Morto?

Perguntado por: bveiga . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Não se encontra nenhum animal no Mar Morto, pelo menos à primeira vista. No entanto, esse local esconde algumas surpresas que vale a pena conhecer. Existem no mundo lugares que apresentam as condições mais extremas da Terra, e mesmo assim abrigam vida: é o caso dos animais do Mar Morto.

No Mar Morto não há nem plantas, nem peixes, nem micro-organismos. A parte boa é que é um lugar perfeito para flutuar.

O Mar Morto está localizado no Oriente Médio, entre os territórios de Israel, Palestina e Jordânia, sendo alimentado, principalmente, pelo rio Jordão.

Os animais que podem provocar acidentes nas praias são os ouriços-do-mar, as águas-vivas e caravelas e alguns peixes venenosos como os bagres e, mais raramente, as arraias e os peixes-escorpião. Outros peixes podem causar traumatismos graves, como os tubarões ou moréias, em situações ainda mais raras.

Diabo negro do mar

1- Diabo negro do mar
Sem dúvida alguma o “diabo negro do mar” é um dos animais mais estranhos das profundezas dos oceanos, sobretudo por ter um visual bastante assustador e possuir uma “antena brilhante” na ponta da cabeça.

O mar que Ezequiel viu é chamado de Mar Morto porque não pode sustentar vida animal ou aquática, pois tem alta concentração de sal na água. Do que aprendeu em Ezequiel 47:8, o que as águas que saem de debaixo do templo farão às águas do Mar Morto?

O Mar Morto é famoso por suas propriedades medicinais. Os cosméticos feitos com a água e o sal do local são famosos em todo o mundo. Inclusive, há quem viaje ao local por motivos médicos, para tratar de alguma doença da pele.

- O Mar Morto está secando por causa da sua elevada taxa de evaporação e da utilização excessiva das águas do Rio Jordão, que diminui o seu abastecimento; - Em sua superfície, o Mar Morto tem seis vezes mais sal por metro quadrado do que os oceanos. Em 95 metros de profundidade, ele chega a ser 10 vezes mais salgado!

É que o Mar Morto desidrata o corpo muito, mas muito rápido, baixando a pressão sanguínea, além de deixar a pele e o cabelo extremamente secos e quase que “doer” na carne depois de uns minutos.

Laboratórios produzem uma variedade de xampus, sais de banho, hidratantes, removedores de maquiagem, tônicos de pele, dentre outros produtos.

Ele inchará e poderá explodir. E se um peixe de água doce for colocado no mar, a concentração de líquidos de seu corpo será bem menor que a da água e ele perderá líquido até ficar desidratado.

De fato, os benefícios do Mar Morto e dos sais minerais são incríveis, sendo eficazes nos tratamentos de doenças reumáticas e doenças de pele, e aliados no rejuvenescimento. A lama do Mar Morto por exemplo, possui um grande poder de limpeza, purificação e hidratação da pele.

“Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.

Mas em relação ao nome Mar Morto, por que foi batizado assim? A resposta está na alta concentração de sal em suas águas. Estima-se que seja 300 gramas de sais para cada litro de água, sendo que a quantidade considerada normal e que se faz presente nos oceanos é de 35 gramas para cada litro de água.

306 m

Estima-se que o Mar Morto já perdeu 35% da sua superfície entre 1954 e 2014, diminuiu em cerca de 20 metros o nível (um metro por ano). Devido a isso, se formam também os “bolaines” (que são crateras formadas pela falta de água) que hoje somam mais de 6.000!

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

O título de Rei do Mar fica com o australiano Trent Grimsey, bicampeão do RRM. Em segundo lugar o italiano Valério Cleri e, em terceiro, Chad Ho, da África do Sul. No feminino, teve dupla brasileira no pódio!

baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares. Além disso, pode pesar mais de 150 toneladas.

Enquanto a aranha-marrom ataca como reação, a armadeira ataca apenas pela proximidade. O pernilongo e os mosquitos são os animais mais perigosos presentes no Brasil. Por carregarem doenças como dengue, zika, febre amarela, malária e tantas outras, eles são os maiores causadores de morte no país.