Tem algum astronauta perdido no espaço?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Nenhum astronauta se perdeu no espaço. Nem mesmo cosmonautas (a menos que você acredite em teorias da conspiração). Agora, se você me falar sobre astronautas e cosmonautas que morreram no espaço, a lista é muito real.

Os astronautas Kjell N. Lindgren, Robert Hines e Jessica Watkins, dos EUA, e a italiana Samantha Cristoforetti, atual comandante da estação, chegaram no dia 27 de abril de 2022 com a missão SpaceX Crew 4.

803 dias

O recorde foi obtido em 2015, quando Padalka superou o antigo primeiro lugar, Sergei Krikalev, que ficou 803 dias no espaço. Atualmente o segundo lugar pertence a Yuri Malachenko, que além de ter ficado 828 dias no espaço, foi também a primeira pessoa a se casar em órbita!

Qual o salário de um astronauta? De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil.

Ah, e que saber quantas pessoas estão no espaço agora? São três: o norte-americano Scott Tingle, o japonês Norishige Kanai e o russo Anton Shkaplerov. Eles estão no espaço desde 17 de dezembro de 2017, quando partiram umo à Estação Espacial Internacional para participar das Expedições 54 e 55.

Chorar quando sentir saudades de casa
O astronauta canadense Chris Hadfield até relatou em seu perfil no Twitter: “Chorar no espaço? Os seus olhos fazem lágrimas, mas elas ficam em forma de uma bola líquida. Na verdade, elas até pinicam. Lágrimas espaciais não caem”.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

Os astronautas não podem chorar porque é necessário que a gravidade aja sobre as lágrimas para que elas caiam pelo rosto. Na gravidade zero, as lágrimas formam uma espécie de bolha, que vai crescendo gradativamente, até que fique grande o suficiente para se desprender dos olhos.

O time é composto por três profissionais da Nasa que foram recrutados para a Crew-3 em dezembro de 2020: Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron. O quarto integrante, Matthias Maurer, é da Agência Espacial Europeia (ESA) e foi convocado em março de 2021.

A última vez que um ser humano pisou na superfície da Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17. Ao longo das décadas que se seguiram, a Nasa planejou a volta do homem ao nosso satélite natural, entretanto, muitas dificuldades adiaram possíveis missões.

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro
Essa experiência o levou a ser selecionado pela NASA, em 1998, para participar de um treinamento voltado para missões espaciais, financiado pelo Acordo Intergovernamental da Estação Espacial Internacional.

Os restos mortais de Komarov foram cremados e suas cinzas muradas nas paredes da Necrópole da Muralha do Kremlin, na Praça Vermelha. Um memorial foi erguido perto do local da queda, onde mais tarde outras partes de seu corpo foram descobertas e enterradas.

16 – O recorde de estadia ininterrupta em ambiente espacial é do cosmonauta Valeri V. Polyakov, que permaneceu na estação espacial soviética MIR por 437 dias e 18 horas.

O russo Gennady Padalka foi o astronauta que mais tempo passou no espaço — 878 dias (todos somados) —, contando a missão que fez na Mir e as quatro missões na Estação Espacial Internacional.

No primeiro momento, o oxigênio é expelido dos pulmões, fazendo com que a pessoa perca a consciência (por falta de oxigenação no cérebro) em cerca de 15 segundos. Depois disso, não demora mais do que dois minutos até que os órgãos parem de trabalhar e a pessoa venha a óbito.

Após Neil Armstrong e Buzz Aldrin terem realizado esse feito inédito, apenas outros dez astronautas exploraram o solo lunar, sendo Eugene Cernan e Harrison Schmitt os últimos, em 1972, na Missão Apollo 17. Esse longo período de ausência humana no nosso satélite natural, entretanto, já tem uma data para ser encerrado.

Desde o voo pioneiro de Yuri Gagarin em 1961, 566 seres humanos, homens e mulheres, já foram ao espaço.

Até agora, o único brasileiro a ter ido ao espaço é o astronauta Marcos Pontes, que passou 8 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2006. No caso, era um voo orbital: ele decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA, no dia 29 de março.

Isso mesmo, tanto o smartphone quanto o tablet funcionam até mesmo fora da Terra. É claro que encontrar um sinal de sua operadora telefônica pode ser um pouco mais complicado, mas fotos e vídeos podem ser visualizados normalmente e no ângulo que você desejar.

Eles ficam sem banho, então? Não. Ficam sem chuveiro. Para contornar a falta de gravidade, eles tomam uma espécie de “banho de gato”, usando uma toalha umedecida com água misturada com sabão.