Tem algo mais rápido que a luz?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

A Teoria da Relatividade Especial de Einstein já diz: não há nada mais rápido do que a luz. Essa regra da física indica que quanto mais rápido um objeto se desloca, mais próximo ele fica de sua perspectiva do tempo até paralisar.

A luz é a coisa mais rápida que já existiu no Universo, e sua velocidade pode variar em algumas circunstâncias. A velocidade da luz é determinante para o limite de velocidade do Universo, uma vez que nada pode ser mais rápido que ela — segundo as leis da física.

Caso alguém atingisse uma velocidade que correspondesse a 98% da velocidade da luz, acumularia uma energia de 50 megatons! Ao dar um soco com tamanha energia, apenas o peso do punho faria um estrago equivalente ao da Tsar Bomb, ogiva nuclear mais potente já detonada.

Com a luz, não tem conversa: a velocidade dos fótons é sempre 300 mil km/s, não importa o quão rápido você esteja em relação a eles.

Impossibilidade física
Segundo o catedrático de Física Antonio Ruiz de Elvira, não é possível deslocar um objeto a uma velocidade superior à da luz porque, de forma simples e resumida, a única coisa capaz de mover uma partícula com massa é outra força que viaje a essa velocidade.

Isso equivale a 299.792.458 m/s, ou cerca de 670.616.629 mph (milhas por hora). Em teoria, nada pode viajar mais rápido que essa velocidade, mas o que aconteceria se conseguíssemos alcançar ou superar a velocidade da luz?

Para a velocidade da luz, 299.792.458 m/s, os cálculos de dilatação do tempo levam a uma divisão por zero, o que os matemáticos chamam de indeterminação. No entanto, a mesma teoria da relatividade restrita prevê que partículas dotadas de massa não podem atingir a velocidade da luz.

Os relâmpagos intranuvens iniciam-se através de um líder contínuo que se propaga com uma velocidade em torno de 40 mil km/h, em geral de uma região de cargas negativas para uma região de cargas positivas dentro da nuvem, transportando cargas negativas.

305,5 m/s

Personagem dos quadrinhos criado por Gardner Fox e Harry Lampert, o Flash é um super-herói que possui uma velocidade sobre-humana. Ao observar vídeos de séries e filmes com o personagem, o físico Rhett Allain estimou que a velocidade do herói deveria ser algo em torno de 1100 km/h, ou aproximadamente 305,5 m/s.

O número Mach 1,00 é igual à velocidade do som, isto é, 1216 km/hora ao nível do mar.

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem.

Em muitos episódios das aventuras do Flash, o personagem atingiu velocidades superiores à da luz, o que é fisicamente impossível. Se alguém pudesse realmente correr tão rápido quanto o Flash, os efeitos poderiam ser devastadores.

Até ao momento a velocidade mais alta atingida pelo Flash foi 23.759.449.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 vezes superior à velocidade da luz, mas ele deve ser capaz de quebrar essa barreira no futuro.

Índice de refração absoluto e cor
Observa-se que a luz de menor frequência se propaga com maior velocidade quando comparada à luz de maior frequência. A luz vermelha é mais rápida que a luz violeta, quando elas se propagam em meios materiais.

Portanto, cada cor decomposta possui uma velocidade de propagação diferente quando incidida no vidro. A cor vermelha, por exemplo, é a mais desviada quando sofre refração na superfície do prisma. Em razão disso, é a luz que possui a maior velocidade de propagação.

A luz do Sol é conhecida como luz branca e é formada pela soma de sete cores diferentes: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Essas cores também possuem velocidade, cuja ordem decrescente dessa velocidade vai do vermelho (maior velocidade) ao violeta (menor velocidade).

Enquanto a luz viaja a uma velocidade de 300.000 quilômetros por segundo, o pensamento é virtualmente instantâneo na sua propagação. O pensamento é mais sutil do que o éter, o meio condutor da eletricidade.