Tem alergia que não coçam?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 14 votos

Um exemplo comum é o angioedema provocado pelos fármacos da família dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA). Nesse tipo, o paciente não costuma ter nem urticária nem coceira na pele.

Diferenças de sintomas
As alergias podem causar vários sintomas, como coriza, espirros, coceira, erupções cutâneas, inchaço ou asma, variando entre os níveis de gravidade. Os sintomas do resfriado são bastante parecidos com os da gripe. Entre eles, estão: tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta.

Os principais sintomas de alergia na pele são vermelhidão, coceira, Manchas, pápulas vermelhas, sensibilidade e Ressecamento da pele. "Esses sintomas podem aparecer na pele em minutos ou até horas depois do contato e persistir por dias a meses", afirma a Dra.

Como as manchas se caracterizam? “Em geral se formam nos braços e pernas e causam muito prurido (coceira). No caso das dermatites em geral, aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há prurido”, explica Aribi.

Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas que descamam e aparecem principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas, mas podem acometer outras partes do corpo. Assim como o vitiligo, os sinais podem aumentar durante períodos de estresse, mas não é a causa exclusiva.

Bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, acompanhadas de uma coceira forte, costumam ser as primeiras alterações de alergia. Estas consistem em reações inflamatórias que podem se manifestar em qualquer parte do corpo.

São caracterizadas por lesões do tipo eczema, ou seja, placas vermelhas e ásperas, algumas vezes, com pequenas bolhas e tendo a coceira como principal sintoma. Acontece quando expomos em excesso a pele ao sol e o sistema imunológico reage, formando bolinhas vermelhas na pele, que podem causar coceira.

Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar. Qualquer alergia grave pode levar a óbito, por isso, é essencial ficar de olho nos sintomas e tão logo eles aparecerem, procurar um atendimento de urgência e emergência.

Tipos de alergia: saiba como identificar e tratar seus sintomas

  1. Alergias respiratórias. As alergias que afetam as vias aéreas são as mais comuns entre a população, principalmente nas crianças e adolescentes. ...
  2. Alergias de pele. ...
  3. Alergias oculares. ...
  4. Alergias alimentares. ...
  5. Alergias a medicamentos.

Como saber se você é alérgico a algo? Uma das formas mais comuns de detectar se você tem alergia a algo é através do hemograma completo. Ele pode ser um norte para começar a investigar um quadro de alergia. Por exemplo, é comum que os eosinófilos apareçam aumentados em situações nas quais tenha alguma alergia presente.

A dermatite de contato irritante causa mais dor do que coceira. Os sintomas geralmente diminuem de intensidade após um ou dois dias, logo que não haja mais exposição à substância irritante. A dermatite de contato alérgica geralmente causa mais coceira do que dor.

É chamada de alergia emocional quando a reação alérgica tem causa em fatores emocionais que acabam desencadeando manifestações no corpo. Apesar de ser mais comum na pele (alergia dérmica), a alergia emocional pode ser manifestar também como uma alergia respiratória e até mesmo neurológica.

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.

Reações na pele: placas salientes na superfície do corpo (urticária), inchaço, coceira e inflamação cutânea (dermatite atópica). Reações gastrointestinais: diarreia, vômitos, dor no abdome e, nas crianças, perda de sangue nas fezes, com consequente anemia e atraso no crescimento.

As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas.

O mecanismo da ansiedade
Para entender melhor o que é ansiedade e como tudo isso acontece no organismo, vale destacar uma estrutura localizada na parte mais profunda do cérebro chamada amígdala.