Tem água em Netuno?

Perguntado por: ndrumond . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Com um centro sólido do tamanho da Terra, Netuno tem em sua composição água, amônia e metano. Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano.

Dentre todos os planetas e satélites naturais do nosso Sistema Solar, o Planeta Terra provavelmente não é o único que possui água em estado líquido. Cientistas já confirmaram a presença de água em Europa, uma das luas Galileanas de Júpiter e em Titã a maior lua de Saturno.

Mas isso pode mudar em breve, no que depender da NASA. A agência espacial dos Estados Unidos está planejando enviar uma nova missão para Netuno ou Urano entre 2024 e 2037. A empreitada, que custaria algo em torno de US$ 2 bilhões, ainda não foi exatamente definida, mas a NASA considera quatro possibilidades.

Mesmo nos confins do Sistema Solar, próximo ao Cinturão de Kuiper, há indícios de haver água líquida. O planeta anão Plutão poderia, por si só, abrigar oceanos líquidos sob sua camada de gelo mesmo tão distante do Sol.

Pelo menos desde 2006, há evidências de água em estado líquido em Encélado, uma das luas do planeta Saturno.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

A atmosfera de Urano é composta em grande parte por hidrogênio, além de um pouco de hélio e metano — mas é tão frio, que este último gás é facilmente encontrado em estado sólido. Não se sabe ao certo poque este mundo, mesmo mais próximo do Sol do que Netuno, é mais frio.

A DESCOBERTA DE ÁGUA NA LUA
Uma das missões Apolo já constatara rastros de água na superfície lunar em 1971, mas eram algumas poucas moléculas difusas. A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

Mundo oceânico, planeta oceânico, mundo aquático, aquaplaneta ou planeta pantalássico é um tipo de planeta terrestre que contém uma quantidade substancial de água como hidrosfera em sua superfície ou dentro de um oceano subterrâneo.

Estudo aponta que a água na lua de Júpiter está mais próxima da superfície do que se pensava. Europa tem sido um candidato para encontrar vida no nosso sistema solar devido ao seu vasto oceano, que se acredita conter água líquida - um ingrediente chave para a vida.

Com um centro sólido do tamanho da Terra, Netuno tem em sua composição água, amônia e metano. Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano. É o próprio metano que faz com que Urano e Netuno tenham a mesma cor azul.

Resumo sobre planeta Netuno
É composto essencialmente por gases como hélio, metano, hidrogênio e amônia. Não apresenta superfície sólida, apenas um núcleo muito denso envolto em fluidos e gases.

- Uma viagem da Terra a Netuno levaria no mínimo 3.590 dias, o equivalente a 9 anos e 8 meses terrestres.

A última grande explosão observada em Júpiter ocorreu em 1994, quando um asteroide com força de 300 milhões de bombas atômicas atingiu o planeta e deixou marcas em sua atmosfera.

Plutão

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.