Tem acento na palavra papéis?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Assim, sempre que quisermos referir o plural da palavra papel, devemos utilizar a palavra papéis, com acento agudo na vogal e.

substantivo masculino plural Vários documentos, ou folhas, em branco, escritos ou que já impressos: guardava muitos papéis, mas queimei tudo sem ler.

Quantas palavras perderam acento com a Nova Ortografia?

Paroxítonas com os ditongos "oi" e "ei"904 palavrasboia e ideia
Com trema358 palavraslinguiça
Com "u" e "i" tônicos após ditongo32 palavrasfeiura
Com acento diferencial22 palavraspelo (substantivo)
Com o hiato "oo"18 palavrasenjoo

Nunca acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em “o”: ovo, olho, novo, bolo, jogo, teto, sapato, palito... Assim sendo, COCO também se escreve sem acento gráfico. As palavras terminadas em “o” só recebem acento gráfico quando são oxítonas: avó, avô, jiló, gigolô, paletó...

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinopapel pa.pelpapéis pa.péis

Papéis – diz respeito as funções de uma pessoa na organização. Podemos entender também como os cargos. Responsabilidades – está ligado as atribuições do cargo/função. Ou seja, o cargo “X” é responsável por tais atividades e o “Y” por tais.

Resma

Resma é o coletivo de papel.

É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.

Separando estas palavras, temos o seguinte: Pa-péis.

A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.

Segundo a norma culta, a forma correta de escrita desta expressão é não há de quê. Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal. Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em -u são naturalmente oxítonas, não sendo acentuadas graficamente. Esta regra também se aplica às palavras: urubu, angu, peru,...