Tem acento na palavra máquina?

Perguntado por: asalgado2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Exemplo 1 – A palavra máquina possui acento na letra A, indicando uma sílaba tônica e também uma proparoxítona. Acento pode, ainda, indicar um substantivo que é sinônimo de timbre, tom de voz, intensidade, pronúncia e entonação.

1 instrumento, aparato, aparelho, engenho, equipamento. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Peças que fazem um aparelho funcionar: 2 motor, maquinismo, mecanismo.

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Apenas levam acento as paroxítonas terminadas em: -r, -x, -n, -l, -ps, -om, -ons, -um, -uns, -ã, -ãs, -ão, -ãos e ditongos orais. Item, sendo uma palavra paroxítona terminada em -em, não deverá ser escrita com acento.

O til não é um acento, mas apenas um sinal diacrítico, usado para indicar a nasalização da vogal.

Uma máquina se trata de um objeto criado para realizar uma tarefa específica através de força mecânica, elétrica ou eletromecânica. O termo tem a sua origem no latim “machina”.

Máquina é um dispositivo que utiliza energia e trabalho para atingir um objetivo predeterminado. Na Física, é todo e qualquer dispositivo que muda o sentido ou a intensidade de uma força com a utilização do trabalho.

A letra de imprensa (também denominada letra bastão, letra de máquina ou letra de forma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

Se o acento circunflexo aparece em cima das vogais "a", "e", "o", indicando que a silaba tônica é a vogal, o acento agudo é usado nas vogais abertas “a”, “e”, “o” e nas semivogais “i” e “u”. Além disso, o acento agudo é usado nas vogais nasais representadas por alguns dígrafos (ín, ím, ún, e úm).

Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: árvore, cálida, fétido etc.

Regras de acentuação das palavras paroxítonas. Apenas são acentuadas graficamente as palavras paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, um, uns, om, ons, us, i, is, ei, eis.

As palavras proparoxítonas são aquelas em que a antepenúltima sílaba é a sílaba tônica. As sílabas tônicas são as faladas com mais intensidade. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

substantivo feminino Conjunto de mecanismos combinados para receber uma forma definida de energia, transformá-la e restituí-la sob forma mais apropriada, ou para produzir determinado efeito: máquina de escrever.

máquina (7 letras, 6 fonemas); palha (5 letras, 4 fonemas);

Segundo a norma culta, a forma correta de escrita desta expressão é não há de quê. Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal. Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas.
...
É usada em diversas expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas:

  1. à tarde;
  2. à esquerda;
  3. às vezes;
  4. à vista;
  5. à exceção de;
  6. à custa de;
  7. à medida que.

Acento circunflexo [ ^ ] é um sinal de acentuação colocado sobre as vogais “a”, “e” e “o” tônicas e fechadas de uma palavra, de acordo com as regras da língua portuguesa.

Pronúncia de esta e está
As palavras esta e está são pronunciadas de forma diferente. Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)”
Com o Novo Acordo Ortográfico, palavras como “vôo” ou “lêem”, terminadas com eem ou oo(s), deixam de ser acentuadas, ou sejam, não recebem mais o acento circunflexo que as acompanhavam. Exemplo: voo, leem.