Tem acento na palavra geleia?

Perguntado por: imendes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

1. Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Quantas palavras perderam acento com a Nova Ortografia?

Paroxítonas com os ditongos "oi" e "ei"904 palavrasboia e ideia
Com trema358 palavraslinguiça
Com "u" e "i" tônicos após ditongo32 palavrasfeiura
Com acento diferencial22 palavraspelo (substantivo)
Com o hiato "oo"18 palavrasenjoo

Nunca acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em “o”: ovo, olho, novo, bolo, jogo, teto, sapato, palito... Assim sendo, COCO também se escreve sem acento gráfico. As palavras terminadas em “o” só recebem acento gráfico quando são oxítonas: avó, avô, jiló, gigolô, paletó...

Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo. No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me-mó-ria), logo, tem acento.

A palavra “geleia” surgiu da palavra francesa “gelée”, que tem por significado “solidificar” ou “gelificar”.

Luís Fernando

O youtuber Luís Fernando, conhecido como Geleia, possui quase 7 milhões de seguidores. Ele esteve nos estúdios do Ver Mais falando sobre esse trabalho nesta segunda-feira (5).

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

A grande maioria das paroxítonas não leva acento. Precisam de acento as que tem certas terminações que sem acento tornariam a palavra oxítona; e aquelas cujo i ou u tónico é precedido de outra vogal com a qual não forma ditongo (como gaúcho). Heroico não leva acento porque não está em nenhuma destas situações.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Brincadeiras à parte, a regra de como se escreve jiboia segue a premissa de que os ditongos abertos éu, ói, éi em palavras paroxítonas perderam o acento gráfico com a nova ortografia.

Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

A lógica nos manda a não acentuar graficamente aquelas palavras cuja pronúncia está de acordo com a expectativa dos falantes. Só precisamos pôr o acento gráfico naquelas palavras cuja pronúncia foge do normal, não segue a maioria.

A sílaba tônica é a pronunciada com mais intensidade. Exemplos: geleia (ge-lei-a)

Exemplo: geleia (ge-lei-a). Nas paroxítonas, a vogal tônica está na penúltima sílaba, como ocorre em claraboia, geleia, ideia etc. Atenção!

A forma correta de escrita da palavra é geleia, sem acentuação gráfica.

Maçã tem acento? Para terminar, vale destacar que a palavra maçã não tem acento. Isso porque o til não é um acento, mas apenas um sinal de nasalização. Na Língua Portuguesa, ele é utilizado apenas sobre as letras a e o para formar os ditongos nasais -ãe, -ão, -ãi e -õe ou na vogal nasal ã.

A palavra pêssego tem acento circunflexo.